Fajões também vai ter um novo campo de basquetebol com grande pinta

O concelho de Oliveira de Azeméis irá, afinal, ter três campos de basquetebol inseridos no programa Projeto 3×3 BasketArt promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

0
Exemplo de um campo de street basket construído à luz do projeto 3x3BasketArt

Em novembro de 2020 a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis dava conta o acordo de cooperação com a Federação Portuguesa de Basquetebol para a criação de dois campos de basquetebol no concelho com traços vincados de arte urbana, inserido no programa Projeto 3×3 BasketArt. Agora sabe-se que afinal serão construídos três campos de street basket. A freguesia de Fajões também foi recentemente contemplada no projeto.

Publicidade

A novidade é avançada pelo presidente da Junta de Freguesia de Fajões, Óscar Teixeira. “É um projeto que conseguimos trazer para a freguesias. Temos projetos de requalificação da freguesia e conseguimos cativar mais este investimento”, começa por revela ao Azeméis.Net. Cucujães e São Roque foram as duas primeiras freguesias contempladas com o projeto, e agora junta-se Fajões. “Nós não desviamos investimento de nenhuma freguesia. Este campo de basquetebol é um acrescento aqueles que já estavam acordados”, vinca Óscar Teixeira em declarações ao nosso jornal.

No projeto Projeto 3×3 BasketArt a autarquia terá como encargos a construção, reconversão, remodelação ou adaptação dos espaços físicos adequados à instalação de um campo de basquetebol no segmento 3×3 com as dimensões mínimas de 15x11m, bem como integrar esse equipamento num cenário de arte urbana, ou seja, por uma parede, muro ou edifício decorado por uma obra de arte (pintura, azulejo, instalação, escultura) suscetível de aumentar a atratividade do projeto desportivo a desenvolver.

Jovens artistas oliveirenses chamados a intervir

Uma das particularidades destes três campos de basquetebol é a de que a sua decoração será especial. A arte urbana terá de estar vincada, dando assim um toque especial aos três espaços desportivos. Na reunião de executivo municipal no final do mês de novembro do nome passado, o executivo camarário revelava que ainda não estavam pensados os nomes dos artistas para desenvolverem o projeto de decoração destes dois campos de basquetebol. Atualmente o município procurar jovens artistas oliveirenses ligados às artes plásticas, em início de carreira, para o desenvolvimento do projeto de decoração dos dois campos de basquetebol… que agora passaram a ser três.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui