Segunda-feira, 4 de Março de 2024
Segunda-feira, 4 de Março de 2024

Transportes públicos com nova imagem, mas comodidades e introdução de novas rotas

> Até ao final do ano os transportes públicos irão ganhar uma nova imagem e novas rotas no concelho de Oliveira de Azeméis.
Imagem não vinculativa dos novos transportes da Área Metropolitana do Porto.
Imagem não vinculativa dos novos transportes da Área Metropolitana do Porto.

A nova marca de transportes públicos rodoviários da Área Metropolitana do Porto (AMP) vai chamar-se UNIR, e haverá uma uniformização da imagem e design dos autocarros que circularão pelos 17 municípios, nos quais Oliveira de Azeméis está incluída.

Até ao final do ano os oliveirenses vão observar a passagem de veículos de passageiros com mistura de três cores: azul, preto e branco. O serviço de conceção da marca foi atribuído, por ajuste direto, à empresa Bastarda Lda., por 12 250 euros, de acordo com o portal Base. A Área Metropolitana do Porto já mostrou aquele poderá o futuro padrão dos autocarros, embora a imagem apresentada não vinculativa, onde se pode observar uma disposição horizontal, ao longo de todo o veículo, de azul na base, preto à altura das janelas e branco no topo, com as linhas finas das quatro cores da nova marca distribuídos um pouco por toda a viatura.

Publicidade

O diretor criativo da nova imagem, Bruno Sousa, detalhou durante a apresentação já feita na sede da Área Metropolitana do Porto que a marca, “na sua leitura, traz essa união dos 17 municípios [da AMP]” e depois, na própria palavra, existe “o verbo ir”, que dá a “sensação de mobilidade” e “leitura de percurso”.

“Este percurso, depois, é feito e realizado, do ponto de vista visual, com este desenho em linha com várias camadas”, tendo ao longo das linhas finas do logótipo a presença de quatro cores sobre o preto.

Segundo Bruno Sousa, o azul remete a ligação ao rio e ao mar, o amarelo dá uma “representação clara” dos munícipes, o verde transporta “para o lado sustentável” da marca e do projecto de transportes, e o terracota traz “uma leitura dos diferentes municípios”, com uma “ligação à geografia”.

Mais comodidade e aumento de rotas de autocarros

O concelho de Oliveira de Azeméis faz parte do lote Sul Nascente, ao lado de Sana Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. A exploração foi atribuída à empresa Xerbus, que já assinou contrato em novembro do ano passado, após um processo marcado, ao longo dos últimos anos, por sucessivas impugnações por parte de alguns dos atuais operadores no terreno.

A Xerbus substitui, pelo menos formalmente a Transdev, e é uma empresa com sede social no Porto, criada a 27 de maio de 2021, com um capital social de 125 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, informou que o Tribunal de Contas já aprovou o contrato entre a AMP e a nova operada, e espera-se que até ao final deste ano as mudanças sejam implementadas.

Estas mudanças passam sobretudo por um novo desenho de rotas, que trará um aumento de ligações no concelho de Oliveira de Azeméis, antecipa Joaquim Jorge, e os utilizadores dos transportes públicos terão uma maior comodidades, uma vez que haverá autocarros modernos, e mais amigos do ambiente, a circulares pelas estradas do concelho.

O edil oliveirense sublinha ainda que as mudanças irão beneficiar ainda mais os utentes do passe Andante. “As pessoas têm a possibilidade de adquirir o passe Andante por 40 euros que dará acesso a circular em todos os transportes da Área Metropolitana do Porto. Se quiserem, poderão ir tomar café todos os dias à Póvoa do Varzim”, disse Joaquim Jorge durante a Presidência Aberta que passou pela União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

  1. É fundamental ter transportes a gás ou elétricos. O futuro terá de passar por alternativas e eliminar os carros particulares das cidades. É o que já acontece no resto da Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS