Estamos em contagem decrescente para a Supertaça de Basquetebol 2019 que colocará frente-a-frente a UD Oliveirense, equipa bicampeã nacional, e o FC Porto, o vencedor da Taça de Portugal da última época depois de ter derrotado a equipa de Oliveira de Azeméis por 83-80. O jogo disputa-se no próximo domingo, 28, às 15.00H, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real. Quem não tiver oportunidade de se deslocar a Vila Real, poderá acompanhar o jogo em direto na RTP2.
Há muita euforia dos adeptos da UD Oliveirense em torno deste jogo. Quase meio milhar de pessoas irão deslocar-se de Oliveira de Azeméis até Vila Real para ver aquele que é o primeiro jogo oficial da época 2019/2020. Mesmo com uma pré-época com resultados menos positivos, os adeptos da UD Oliveirense irão unir-se em torno da equipa de basquetebol e dar o apoio extra fundamental para dar motivação aos jogadores da equipa de Oliveira de Azeméis em trazer o caneco para a nossa cidade.
A UD Oliveirense chega ao primeiro jogo oficial da época após uma pré-temporada com cinco jogos realizados que resultaram em três vitórias e duas derrotas. Os primeiros jogos da pré-época foram no Torneio Internacional de Basquetebol de Viana do Castelo. A UD Oliveirense foi derrotada pelo Breogan, uma equipa da segunda divisão espanhola, por 84-69, no primeiro encontro do torneio, e no dia a seguir, no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar do torneio, venceu o Ourense (também da segunda divisão espanhola) por 85-61. Uma semana depois tornou-se vencedor do Azeméis Basketball Cup 2019 ao derrotar o CP Esgueira no primeiro jogo por 74-62, na final derrotou a Ovarense por 84-73. No jogo de apresentação aos sócios, a UD Oliveirense recebeu a equipa B Travel Brand Mallorca Palma, que disputa a segunda divisão em Espanha, e perdeu por 76-81.
O treinador Norberto Alves já expressou, em entrevista publicada nas redes sociais do clube, a dificuldade que tem sido criar uma nova equipa de novo, tal como pode ver no vídeo que se segue (só tem de clicar no Play).
Apesar das dificuldades, o foco da equipa está na vitória. “Uma equipa que é campeã tem de se sentir sempre preparada, independentemente do momento da época e do ajustamento dos novos jogadores. É isso que temos transmitido a todos, nomeadamente aos novos e é isso que estamos à espera”, disse Norberto Alves em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol (pode ler aqui).
De recordar que a equipa da UD Oliveirense teve de contratar 5 reforços para colmatar as saídas de Eric Coleman, transferido para o SL Benfica, Travante Williams e James Ellisor, que se mudaram para o Sporting CP, Thomas De Thaey que se mudou para a segunda liga espanhola para representar o CB Breogán, e Marko Loncovic, que foi para o Vitória de Guimarães. De uma época para a outro a UD Oliveirense ficou sem quatro dos jogadores que formavam regularmente o cinco inicial.
Veja a cara e características dos novos reforços.