Há muito que os modelos Škoda deixaram de ser vistos como os parentes pobres do Grupo Volkswagen, essa imagem tem sido deixada para trás graças aos excelentes produtos que a centenária marca checa tem vindo a apresentar ao longo dos últimos anos.
As linhas simples e sóbrias do Karoq contrastam com alguns dos seus concorrentes que exibem linhas bem mais exuberantes. Sendo uma aposta segura da marca checa, o Karoq é um daqueles modelos que nos vai convencendo aos poucos até nos conquistar em definitivo.
Este é o tipo de carro que pode oferece uma base de novos clientes à marca checa. Tem o estilo da moda, posição de condução elevada, amplo espaço e aquele toque que o “Simply Clever” da Škoda adiciona a todos aos seus modelos.
O SUV checo mede 4328 mm de comprimento, 1841 mm de largura, 1605 mm de altura e 2638 mm na distância entre eixos, medidas que garantem um habitáculo amplo.
O interior é muito semelhante a outros modelos da casa checa, com qualidade de construção acima da média. Não falta espaço no Karoq, tanto nas arrumações, como no espaço para os ocupantes atrás. No Karoq viajam comodamente cinco adultos, mesmo os de elevada estatura. Na bagageira encontramos 521 litros, com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros, a capacidade amplia-se para os 1630 litros.
O interior é sóbrio, sem grandes rasgos estilísticas e tem os principais comandos à mão. Os materiais são de bom nível, estando bem montados, garante de um futuro isento de barulhos parasitas. A qualidade do interior do Karoq não deixa nada a desejar face a rivais com preços mais elevados, sendo mais uma prova da evolução da Škoda.
Com uma posição de condução elevada, muitas regulações no volante e um conforto acima da média, temos também uma boa visibilidade para a estrada. Nesta versão denominada Scoutline temos direito a algumas decorações especificas (exteriores e interiores) que lhe dão um aspeto offroad, embora não seja um 4×4.
O sistema de entretenimento da Škoda é funcional, simple de operar e inclui os “obrigatórios” Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capot desta unidade temos um motor 2.0 turbodiesel com 150 cv de potência, um bloco mais do que suficiente para as necessidades do Karoq, casando muito bem com a caixa manual de seis velocidades. O curto escalonamento da caixa e os 340 Nm de binário contribuem para uma média de consumo inferior de 6 litros por cada 100 quilómetros percorridos, a qual foi obtida sem grandes preocupações de poupança. A velocidade máxima anunciada é de 207 km/h.
É fácil controlar o Karoq, na estrada, com a suspensão a ser firme o suficiente para o carro não adornar muito nas curvas. A direção, não sendo das que mais feeling dá da estrada, é precisa quanto baste é fácil orientarmos a frente deste SUV para onde queremos ir.
Resumindo, o Karoq é um dos SUV mais completos do mercado, mesmo não tendo um design extravagante, nem um interior com design futurista, no Karoq a simplicidade é uma virtude e até nos faz alguma confusão como se vêm tão poucos na estrada. O motor 2.0 TDI está longe de ser dos mais refinados, mas é comedido nos consumos. O preço desta versão é de aproximadamente 34.000 euros. O Karoq está disponível na Garagem de Arrifana, concessionário que acaba de assumir novamente a representação da Škoda no norte do distrito de Aveiro.