No final de 2019 foi inaugurada uma escultura, na rotunda mais próxima da Escola Secundária Ferreira de Castro, em homenagem ao escritor oliveirense mais conhecido de todos os tempos. Em agosto deste ano as Padeiras de Ul foram homenageadas numa obra instalada na rotunda junto à Igreja Matriz de Ul que evoca os utensílios usados na confeção no Pão de Ul, assim como apresenta um cesto com os produtos já feitos. A rotunda do Cercal também está quase pronta para ser inaugurada. Já lá se encontra a máquina, cedida pelo Grupo Simoldes, que homenageia a excelência da indústria de moldes e todos quantos trabalharam, e trabalham, neste sector de atividade, que é tão importante para a dinamização económica e social do concelho.
As obras atrás referidas, à exceção da rotunda do Cercal, foram elaboradas idealizadas por Ana Sousa, colaboradora do município oliveirense. E para um futuro próximo, segundo revela ao Azeméis.Net o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, está prevista a construção de uma obra que identifique e homenageie o sector do calçado numa das rotundas de São Roque, freguesia fortemente marcada pela produção de calçado. E esta obram também será assinada por alguma artista ligado ao concelho de Oliveira de Azeméis.
Todas estas obras estão inseridas no plano estratégico deste executivo camarário em contar alguns fragmentos da sua história nas rotundas do concelho de Oliveira de Azeméis. “São apontamentos que embelezam os locais, e permitem também contar a história do povo oliveirense”, revela o presidente da autarquia oliveirense ao Azeméis.Net
Clique na tecla play “▶️” do vídeo que se segue para ouvir as declarações de Joaquim Jorge na íntegra.