Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

PSD volta a reclamar lançamento da empreitada de requalificação do IC2 em Oliveira de Azeméis

> Deputada Helga Correia sublinha que em 2023 desconhece-se ponto da situação da obra que era para ser lançada em 2022.

O Grupo Parlamentar do PSD voltou a questionar o Ministério das Infraestruturas sobre a reabilitação do IC-2 no troço que atravessa Oliveira de Azeméis, nomeadamente sobre o ponto de situação da empreitada para o efeito, anunciada em 2020. O partido já fizera, há três anos, uma recomendação ao governo no sentido de este promover a intervenção, mas foi, na altura, acusado de demagogia.

O assunto volta a ser colocado na agenda política através de uma pergunta dirigida ao ministro da tutela, redigida pela deputada Helga Correia e subscrita por um conjunto de colegas de bancada, na qual é recordado que o IC2 tem sido palco de vários acidentes rodoviários, alguns dos quais com gravidade, destacando-se a curva junto ao Estádio Carlos Osório.

Publicidade

Já em 26 de maio de 2020, os deputados eleitos por Aveiro apresentaram na Assembleia da República um projeto de resolução que ia no mesmo sentido da recomendação aprovada na assembleia municipal de Oliveira de Azeméis enviada aos vários grupos parlamentares, mas, na ocasião, um deputado do PS acusava o PSD de demagogia, ao afirmar que se recomendava ao governo que fizesse “aquilo que já está previsto e calendarizado e confirmado pela Infraestruturas de Portugal”.

“Acontece que, chegados a 2023, desconhece-se o ponto de situação da empreitada, que era para ser lançada em 2022 e continua por lançar, após consulta a base.gov.pt.” – lamenta o grupo parlamentar social democrata, que nas duas últimas legislaturas dirigiu várias perguntas ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao anterior ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, onde abordaram a sinistralidade do IC2 no concelho de Oliveira de Azeméis.

Recorde-se que, em 2016, foram realizadas algumas obras, nomeadamente a remarcação da sinalização horizontal, a antecipação do final da via de lentos existente no sentido sul/norte e a passagem de duas faixas para uma faixa no mesmo sentido, que, na ótica do PSD, “não têm sido suficientes para minimizar os acidentes naquela via estruturante para o concelho de Oliveira de Azeméis”.

Questionada a tutela, respondeu, em 11 de dezembro de 2019, aos deputados de Aveiro que no Plano de Proximidade da IP encontrava-se inscrita a empreitada denominada “IC2 – Reabilitação entre os Km 262+700 e 271+100”, referindo que o seu lançamento estava previsto para 2022 e que se previa uma intervenção mais extensa no IC2.

O referido projeto de resolução recomendava ao governo que avance com a realização de obras urgentes no IC2 – Oliveira de Azeméis, tendo sido discutido e aprovado, com a abstenção do Partido Socialista. Na discussão, os deputados do PS justificaram a sua posição com o anúncio do lançamento da empreitada para 2022.

O PSD quer, agora, saber se tem o ministro das Infraestruturas conhecimento do ponto de situação da empreitada denominada “IC2 – Reabilitação entre os Km 262+700 e 271+100” e para quando o seu lançamento.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS