A ministra da Coesão Territorial anunciou, no final do XI Congresso da Indústria de Moldes, realizado no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, nos dias 17 e 18 de março, que os primeiros avisos do Portugal 2030, dirigidos à indústria, serão abertos “no final deste mês”.
Ana Abrunhosa sublinhou que o novo quadro comunitário garantirá um grande apoio ao ramo industrial da economia portuguesa. “Queremos que vá ao encontro das vossas necessidades”, disse aos empresários presentes no mais importante evento de moldes do país.
A governante enfatizou que os fundos europeus poderão dar um impulso a todas as cadeias de valor do setor dos moldes, da investigação e desenvolvimento à internacionalização, não esquecendo a integração de novas tecnologias nas unidades produtivas e o financiamento de investimentos inovadores.
No total, anunciou a ministra da Coesão Territorial, o Portugal 2030 terá inscritos cerca de 6 mil milhões de euros para a indústria, sendo que, sublinha, o valor disponível duplica com o “o bolo” do Plano Recuperação e Resiliência.