O pelotão da Volta a Portugal, viajou na segunda-feira, 14 de agosto, de Mação ao alto da Torre na Serra da Estrela, uma viagem de 183,4 quilómetros . A equipa da Kelly/Simoldes/UDO iniciou esta 5ª etapa com
“ganas” de andar na frente.
Afonso Silva foi um dos homens do dia, o corredor escapou ao quilómetro 18 juntamente com
mais cinco compatriotas e viajaram praticamente até à Covilhã. Já em plena subida à Torre, desde a Covilhã, o trio da Oliveirense que incluía Luís Gomes, Hélder Gonçalves e Cesar Guavita, subiu sempre com os 25 melhores.
Gomes, ainda tentou chegar ao quarteto da frente, composto por Delio Fernandes (AP Hotels-Tavira) que venceu a etapa. Na geral individual, Luís Gomes continua como melhor elemento da equipa Kelly/Simoldes/Ud Oliveirense, tendo subido à 14ª posição, e Delio Fernandez é o novo camisola amarela.
No alto da Torre, Hélder Gonçalves mostrou tranquilidade, após terminar a jornada. “Concluímos o primeiro dia da Volta, fomos regulares nesta difícil subida final. Mas apesar da dureza não existiram grandes diferenças, vamos continuar na luta”, concluiu.
Hoje corre-se a sexta etapa, 168,5 quilómetros, entre Penamacor e a Guarda, será uma etapa difícil, com final coincidente com um prémio de montanha.
A 84ª Volta a Portugal em Bicicleta, continua diariamente com emissão em direto na RTP1 entre as 15hs e as 17h30, até 20 de agosto.