Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Oliveira de Azeméis ocupa o 4.º lugar entre os melhores municípios de média dimensão do país ao nível financeiro

Município oliveirense caiu um lugar no ranking do Anuário Financeiro de 2021.
Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Publicidade

O município de Oliveira de Azeméis continua entre os 100 melhores desempenhos do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses (documento é realizado desde 2004 com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificado), e em 2021 conquistou o quarto lugar no ranking global dos municípios de média dimensão, tendo caído um lugar relativamente a 2020, ano em que conquistou o terceiro lugar.

Oliveira de Azeméis arrecadou 1 392 pontos em 1800 possíveis num ranking que tem em conta a ordenação global dos municípios de acordo com o seu desempenho na conjugação de nove indicadores: índice de liquidez, razão entre os resultados antes de depreciações e gastos de financiamento (EBITDA) e os rendimentos operacionais, peso do passivo exigível no ativo, passivo por habitante, grau de cobertura das despesas, grau de execução do saldo efectivo, na óptica dos compromissos, índice de dívida total, índice de superavit e impostos diretos por habitante.  

Publicidade

O documento da autoria de um grupo de investigadores, com coordenação da professora Maria José Fernandes, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade(CICF), informa que o município de Oliveira de Azeméis tinha, em 2021, um património liquido de 217 milhões de euros, e resultados líquidos na ordem dos 9,5 milhões de euros. O índice da dívida total do município era de 20,9%, e empregava 780 trabalhadores.

Analisando os dados do distrito de Aveiro o município oliveirense ocupa o 2.º lugar, só superiorizado por Santa Maria da Feira (1511 pontos), que ocupa o lugar 2 do ranking global dos municípios de grande posição. Em terceiro lugar do distrito de Aveiro, e bastante perto de Oliveira de Azeméis, encontra-se o município da Murtosa, de pequena dimensão, que somou 1363 pontos.

Publicidade
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS