A atribuição do Prémio Municipal de Cidadania foi decidido no dia 7 de dezembro de 2022. Trata-se de um prémio anual, a ser entregue a 18 de maio, Dia da Cidadania. A primeira edição realizou-se neste ano de 2023.
O júri do prémio será sempre composto por designação de membros da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis. Nesta primeira edição participaram as cinco forças políticas com assento no órgão deliberativo: Francisco Silva, do PSD, Daniela Pinho, do PS, António Pinto Moreira, do CDS-PP, e Rudolfo Rodrigues, do Chega.
O deputado municipal social-democrata, nomeado como representante do júri, explicou na cerimónia que distinguidos os primeiros laureados com o Prémio Municipal de Cidadania, que os nomeados serão decididos a partir de propostas submetidas à Assembleia Municipal formalizada pela sociedade oliveirense, devidamente fundamentada, havendo também a possibilidade dos partidos com assento na Assembleia Municipal avançarem com as suas propostas.
Nesta primeira edição as sete candidaturas apresentadas – quatro individuais (António da SIlva Rodrigues, Antonieta Sobral, António Praça Vasconcelos e Fernando Oliveira e Silva) e três colectivas (Rotary Club de Oliveira de Azeméis, Corridas Solidárias e o Projeto Social DAR- foram formalizadas apenas pelos partidos políticos.
“Em todos os nomeados o júri reconheceu um conjunto de qualidades e referências pessoais e coletivas como a motivação, exemplo, dedicação, espírito de comunidade, doação, e acima de tudo inspiração para toda a comunidade e essencialmente para as gerações vindouras”, explicando Francisco Silva, justificando assim a escolha das primeiras sete candidaturas apresentadas.