A rotunda de acesso projeta para ligar à nova via no centro da cidade tem sido tema de várias conversas, tem gerado controvérsia, e chegou a reunião de executivo municipal. Tudo devido à sua inclinação. Esta rotunda será a que dará acesso ao novo supermercado Mercadona, e que está mesmo em frente à atual entrada do parque de estacionamento, que no futuro será uma das passagens para a Praça Maior. As obras do acesso chegaram a estar paradas para se encontrar uma solução, revela o presidente da autarquia. O resultado não foi aquele que estava no projeto, mas foi a solução encontrada que minimiza o impacto.
“A rotunda é uma rotunda correspondente àquilo que foi possível fazer, de acordo com os erros de cadastro que existia. Como sabem, é um projeto privado, mas é um projeto que foi aprovado pela câmara municipal, e, portanto, nesse projeto a rotunda não era aquela”, começou por explicar Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, após ter sido questionado pela líder da oposição, Carla Rodrigues, sobre a forma anormal do equipamento rodoviário.
“Aquilo que era para se fazer em termos de nivelamento da rua, e de nivelamento da rotunda, não foi possível porque um conjunto de infraestruturas estavam mal cadastradas, e estavam à superfície. Não era possível compensar as diferenças de cotas que era necessário para que o projeto fosse cumprido”, acrescentou.
A solução encontrada para o nivelamento da rotunda… foi a possível, justifica o edil oliveirense: “O empreiteiro não tem culpa, projetista também não tem porque obviamente trabalha com base na informação que lhe é disponibilizada. Infelizmente a informação que lhe foi disponibilizada não correspondeu àquilo que existia no terreno, portanto não houve a possibilidade de cumprir naquele caso exatamente com o que estava previsto no projeto, e que estava bem na minha opinião. Agora está menos bem”.
Problema vai muito além da área em questão
A obra da nova via esteve parada para que fosse encontrada uma solução. E não sendo a possível a solução ideal, foi encontrada uma forma de minimizar o impacto. O problema vai além da área em questão.
“Claro que se contactaram todos os operadores. A alteração daquelas infraestruturas teriam impactos enormes, muito para além daquela área de intervenção. Estamos a falar de vários tipos de infraestruturas. Não era apenas chegar ali e retirar a estrutura naquele sítio e afundá-lo. Para ser possível fazer teria impacto em muitos metros de distância e em várias direções. A solução foi uma solução de minimizar o impacto”, revela Joaquim Jorge.
Garantia de segurança e trânsito de pesados
O presidente da autarquia deu nota que com o desenrolar das obras foi necessário introduzir um conjunto de medidas de segurança. Na rua 12 de dezembro, com um grande declive logo à entrada, será criada uma zona de segurança com um piso especial antiderrapante.
Carla Rodrigues, vereadora do PSD, levantou dúvidas sobre a comodidade na circulação de pesados. Joaquim Jorge garantiu que as soluções foram discutidas para que fosse possível a boa circulação de pesados.
“Nós não somos técnicos, mas necessariamente a solução foi discutida por técnicos, quer da câmara municipal, quer por técnicos do próprio projeto. Claro que a rotunda foi pensada para ter os raios de curvatura necessários para o trânsito pesado poder passar na rotunda, até porque, os veículos que abastecem a própria a grande superfície precisam de passar pela rotunda”, conclui.
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Veja as declarações de Joaquim Jorge sobre a nova rotunda do centro da cidade
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Rotunda temporariamente aberta
Apesar de as obras ainda não estarem finalizadas, a rotunda de acesso à nova via do centro da cidade encontra-se temporariamente aberta devido às obras do novo Mercado Municipal explica Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal.
Uma resposta
Não sei porque está tanta gente escandalizada pela nossa rotunda. Afinal somos o único município do país a ter uma rotunda deste nível que obviamente gerará retornos para o nosso comércio que verá aumentado o nr de visitantes para apreciar está realização única ..,