Segunda-feira, 4 de Março de 2024
Segunda-feira, 4 de Março de 2024

Novas regras. O que muda na Divisão de Elite de Aveiro

> Modelo de competição diferente, novo horário, e uma exigência maior. Na próxima época, os clubes em competição são obrigadas a ter certificação de entidade formadora.
Carlos Miragaia (ao lado esquerdo) anunciou as novas regras no final do sorteio do Campeonato SABSEG. Foto: AFA
Carlos Miragaia (ao lado esquerdo) anunciou as novas regras no final do sorteio do Campeonato SABSEG. Foto: AFA

A edição 2023/2024 do Campeonato SABSEG, que arranca a 10 de setembro, traz consigo algumas novidades, tanto no modelo competitivo, como em questões relacionadas com os horários dos jogos e o número de paragens para se efetuarem substituições nas segundas partes dos encontros.

As alterações foram explicadas pelo diretor técnico da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Carlos Miragaia, durante o sorteio do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Aveiro.

Publicidade

Três temporadas depois, o Campeonato SABSEG volta a ser disputado numa fase única, com 18 equipas a defrontarem-se entre si, a duas voltas. O campeão distrital é promovido ao Campeonato de Portugal, enquanto os três últimos classificados baixam à 1.ª Divisão Distrital. O número de clubes despromovidos pode aumentar caso uma ou mais equipas que disputam o Campeonato de Portugal não consigam evitar a descida à Elite de Aveiro.

A partir da temporada 2023/2024, os treinadores passam a dispor de três paragens nas segundas partes para poderem “gerir o jogo com outro tipo de variáveis”. Para além disso, serão incluídos bancos suplementares para acomodarem mais elementos das equipas técnicas “desde que os clubes tenham condições para isso”, explicou Carlos Miragaia.

O início das partidas acontecerá meia hora depois do que tem acontecido até – começarão às 15h30 horas, e o período obrigatório de descanso para os atletas foi reduzido de 15 para 13 horas. Com isso, a AFA pretende evitar que “alguns jogadores dos sub-19 que joguem ao sábado à tarde não possam ser utilizados nos seniores”, no dia seguinte.

Há uma novidade mais exigente. “A partir da época 2024/2025, todos os clubes que participam nas competições de Elite da AFA têm de estar certificados (como Entidades Formadoras), no mínimo, com duas estrelas”, avança Carlos Miragaia, obrigatoriedade que se aplicará ao Campeonato SABSEG.

Publicidade
Publicidade
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS