A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu na manhã de ontem, segunda-feira, dia 21 de junho, a lista dos clubes inscritos para participarem nas competições profissionais. Ficou confirmado que a UD Oliveirense jogaria na Liga 3 na próxima época, finalizando assim as esperanças do clube em manter-se entre a elite profissional por decisão administrativa. Já o Vilafranquense, que também tinha sido despromovido de divisão dentro de campo, acabou por ter a sorte do seu lado: mantém-se na II Liga visto que a candidatura do Cova da Piedade não foi admitida para competir na II Liga dado que equipa do concelho de Almada não apresentou os critérios legais e financeiros até ao dia 17 de maio.
Nas competições distritais também houve novidade. A AD Sanjoanense foi convidada pela Federação Portuguesa de Futebol a ocupar uma vaga para disputar a Liga 3, ocupando o lugar do Leça FC que não cumpriu os pressupostos financeiros exigidos pela FPF, devido a uma dívida ao fisco.
Recorde-se que o Leça FC conseguiu a subida de divisão em campo, tendo ficado no segundo lugar da série 3 da fase de acesso à Liga 3, com nove pontos. Contudo, com a falta de licenciamento, a FPF convidou a AD Sanjoanense, que foi terceira classificada nessa série 3, com sete pontos.
Assim sendo, na próxima época haverá um derby histórico regional, entre vizinhos. UD Oliveirense, agora em formato SAD, e a AD Sanjoanense irão medir forças pelo menos por duas vezes na época 2021/2022. O reencontro acontece cinco épocas após as duas equipas terem competido, em 2016/2017, no Campeonato de Portugal SC. O último confronto entre as duas equipas foi na última pré-época, em jogo particular, que terminou num empate (1-1).
Analisemos o histórico entre estas duas equipas vizinhas: