Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Morreu António Ferreira Amorim, o último dos 4 irmãos que fizeram crescer a Corticeira Amorim

> António Ferreira Amorim, pai do atual presidente executivo (CEO) da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, morreu a noite passada aos 95 anos, informou a empresa esta quarta-feira, dia 15 de maio.

A Corticeira Amorim destaca o “exemplo de trabalho, determinação, coragem e responsabilidade” de António Ferreira Amorim, nascido em 15 de julho de 1928 e recordado como “figura maior da terceira geração da família Amorim”.

António Ferreira Amorim era o último dos quatro irmãos que, na década de 50, assumiram o controlo da Corticeira Amorim: o seu irmão Américo Amorim, que presidiu à empresa entre 1953 e 2001, morreu em 2017; o irmão mais velho, José Ferreira Amorim, faleceu em 2022; e o irmão mais novo, Joaquim Amorim, morreu em 2023.

Publicidade

“Dedicou, desde muito jovem, o seu trabalho ao desenvolvimento da atividade familiar de transformação da cortiça. Assumiu a responsabilidade pela produção e cedo se afirmou na liderança industrial, graças não só ao rigor e eficácia da sua gestão operacional, mas também à sua personalidade forte e cativante”, lê-se na nota hoje divulgada pela empresa de Mozelos, Santa Maria da Feira.

Segundo salienta, “ao longo de mais de 70 anos de trabalho, António Ferreira Amorim contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim”.

Se “a sua paixão era a cortiça e o montado, tendo sido precursor da implementação das melhores práticas de gestão e produção florestal”, a “preocupação” de António Ferreira Amorim “eram as pessoas, com quem estabelecia uma relação de cumplicidade e respeito, fundamental para a produtividade, segurança e motivação profissional”.

“A proximidade com as pessoas da produção era o que lhe dava mais satisfação”, destaca a empresa, convicta de que António Ferreira Amorim “permanecerá na memória de todos como um homem de compromissos inequívocos: com a cortiça, com as fábricas, com as pessoas e com a família”.

Marido de Margarida Rios de Amorim, António Ferreira de Amorim deixa três filhos: António Rios de Amorim, atual CEO da Corticeira Amorim, Cristina Rios de Amorim e Joana Rios de Amorim.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS