A Urologia é uma especialidade médica centrada no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema urinário masculino e feminino, que engloba rins, bexiga e uretra, sendo também responsável pelo diagnóstico e tratamento de patologia dos órgãos reprodutores masculinos.
O urologista é o médico que diagnostica e trata problemas urinários como infeções e incontinência, pedras nos rins, sintomas urinários, neoplasias do trato urinário, rins e próstata, bem como diversa patologia genital masculina.
Esta especialidade médico-cirúrgica, estende a sua área de atuação desde a colheita de história clínica com o doente, a realização de eventuais exames complementares de diagnóstico específicos da Urologia, e a capacidade de intervir cirurgicamente nas patologias que assim o exijam. Esta abrangência permite estabelecer uma forte relação de confiança médico-doente, sendo que o urologista acompanha o doente nas diversas etapas do seguimento da sua patologia.
Entre os principais procedimentos realizados, estão o tratamento cirúrgico da próstata – com uma ampla disponibilidade de estratégias terapêuticas minimamente invasivas ajustadas à patologia e às características do doente -, cirurgia endoscópica laser de pedras nos rins, cirurgia de incontinência urinária, entre outras.
A vigilância da patologia prostática é de especial relevância no homem atendendo à prevalência do tumor da próstata (tumor maligno mais frequente no homem) e à importância do diagnóstico precoce, onde os tratamentos terão nesta fase um excelente potencial curativo e com menor morbilidade.
Neste âmbito, as recomendações atuais para início de uma vigilância de patologia prostática sugerem uma primeira avaliação aos 40 anos, sendo que a frequência e o tipo de seguimento posterior irão depender de uma análise ao sangue conjugada com o exame físico masculino.
Neste mês de sensibilização para a saúde do homem, conhecido como “movember”, nunca é demais relembrar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças que mais afetam os homens. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.