“Que futuro para Portugal no contexto da geopolítica russa?” – é este o tema da conferência agendada para o dia 26 de novembro, às 17h00, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
O jornalista e comentador político José Milhazes é o orador convidado desta sessão inserida no ciclo de conferências Pensar Futuro, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira desde 2018 é que entra agora numa fase dedicada à geopolítica mundial.
Natural da Póvoa de Varzim, José Milhazes foi estudar para a então União Soviética na segunda metade da década de 60 do século passado, formando-se em História da Rússia. Aí permaneceu, acabando por fazer trabalho jornalístico a partir de Moscovo para à TSF e outros órgãos de comunicação social portugueses.
Em 2015, já depois de ter sido agraciado com a Ordem do Mérito da República Portuguesa, voltou a Portugal, continuando a publicar diversas obras, grande parte das quais com a Rússia e a União Soviética como elementos em comum.
Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos As Minhas Aventuras no País dos Sovietes (2017) e Os Blumthal (2019). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.
Desde 2018, as conferências Pensar Futuro – que têm entrada gratuita -já trouxeram ao Paços da Cultura de S. João da Madeira oradores como o padre Anselmo Borges, a especialista em Ambiente Júlia Seixas, o físico Carlos Fiolhais, o deputado Alexandre Quintanilha, o médico Sobrinho Simões e a Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais, entre outros.