Cerca de 100 atletas, oriundos do concelho e das redondezas, aceitaram o desafio de estrear a primeira edição da Milha Noturna, prova inserida no circuito de atletismo Paulo Ferreira 2022. O evento decorreu junto das piscinas municipais,e Tozé Castro, da EV Pealtafil, que correu na categoria Veteramos M40, foi o atleta que percorreu o trajeto de 1,6 quilómetros em menos tempo: 4 minutos e 48 segundos. Fernando Lima, do Núcleo de Atletismo de Cucujães, foi o atleta mais rápidao das equipas do concelho, ao demorar 4 minutos e 56 segundos. Ficou em sexto lugar da geral, e subiu ao pódio (3.º lugar) na sua categoria, Veteranos M40.
Já em Benjamins, a prova foi dominada por equipas do concelho. Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta e Villa Cesari ocupara quatro lugares do top 5 dia do escalão, cuja prova foi mais reduzida (percorreram 610 metros).
O balanço da primeira prova é positivo, vereador do desporto Hélder Simões, destacando a adesão significativa por parte dos atletas. A prova noturna surge porque “o gabinete de desporto entendeu que fazia sentido organizar este evento noturno, à semelhança do que já se faz em outros pontos do país”, explica o autarca.
Esta primeira edição serviu com uma antecâmara para perceber se haveria viabilidade para continuar, e tendo em conta o sucesso da iniciativa, o vereador do Desporto anunciou que este será um evento a repetir no próximo ano… num local diferente. “Será um evento a repetir no próximo ano porventura escolhendo um local diferente, e se calhar mesmo no centro da cidade, para ter uma maior adesão por parte da população, nomeadamente de apoio aos atletas”, revela Hélder Simões ao Azeméis.Net.