Foram necessários 16 anos e oito fases finais para Portugal recuperar o título de campeão mundial de hóquei em patins, o 16.º do seu historial. Na equipa campeã do mundo estão seis profissionais que agora defendem as cores da UD Oliveirense. O número aumentou em relação ao final da época passada devido ás contratações feitas. Da época passada transitam como campeões do mundo o técnico Renato Garrido, o treinador-adjunto Edo Bosch, o preparador-físico Nuno Cerqueira, e o jogador Sérgio Silva. A estes juntaram-se Henrique Magalhães, que veio do Sporting CP, e o guarda-redes Nélson Filipe, que jogou no FC Porto na época passada.
Este grupo de seis profissionais foram homenageados perante os adeptos da UD Oliveirense momentos antes do início do jogo de apresentação aos associados frente a AD Sanjoanense, no Pavilhão Dr. Salvador Machado o palco onde a selecção nacional tinha conquistado pela última vez (em 2003) o estatuto de campeão do mundo de hóquei em patins.
Depois da homenagem da UD Oliveirense aos campeões do mundo, aconteceu um dos momentos mais emocionantes da noite. Sérgio Silva ofereceu a Aníbal Valente, diretor da secção de hóquei em patins da UD Oliveirense, a camisola da seleção nacional de hóquei com que foi campeão do mundo no último mês do julho, em Barcelona.
O diretor do clube emocionou-se com esta oferta de Sérgio Silva.