Helga Correia acaba de assumir funções como adjunta da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão do XXIV Governo Constitucional, Clara Marques Mendes. Depois da passagem pela Assembleia da República nas últimas três legislaturas, dedicando-se especialmente às áreas social e do trabalho, a antiga deputada de Oliveira de Azeméis regressa a Lisboa, agora para exercer funções executivas.
Licenciada em contabilidade, Helga Correia marcou a sua passagem pelo Parlamento pelo seu trabalho em defesa das políticas sociais e do trabalho, tendo também exercido o cargo de vice-secretária da Mesa da Assembleia da República em duas legislaturas. Foi deputada entre 2015 e 2024, tendo sido coordenadora e vice-coordenadora do PSD na Comissão do Trabalho e Segurança Social e na Comissão do Trabalho, Segurança Social e Inclusão.
“Foi uma honra ter exercido as funções na Assembleia da República, às quais me entreguei de alma e coração na defesa dos interesses das pessoas, porque foi sempre para estas que dirigi a minha atenção”, comenta Helga Correia, dizendo sentir-se “realizada e orgulhosa no legado construído” pelo trabalho produzido e manifestando esperança no que está para vir.
A antiga deputada garante que “não poderia recusar o desafio” que agora lhe foi lançado, precisamente para integrar uma secretaria de estado que tutela matérias pelas quais tanto se bateu no Parlamento. “Passado um ciclo, outro começa agora e sinto a mesma motivação e a mesma determinação para lutar pelas pessoas, em especial as mais vulneráveis”, vinca Helga Correia, que, entre outras coisas, destacou-se na Assembleia da República pela defesa do estatuto do cuidador informal ou da agenda do trabalho digno.
Helga Correia integrou diversos grupos de trabalho no Parlamento, como o Grupo de Trabalho – Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência, o Grupo de Trabalho – Reparação de Danos Emergentes de Acidentes de Trabalho dos Praticantes Desportivos Profissionais (coordenadora), o Grupo de Trabalho da Agenda do Trabalho Digno, o Grupo de Trabalho do Estatuto do Cuidador Informal, ou o Grupo de Trabalho da 1ª Alteração ao Estatuto do Cuidador Informal.
Passado um ciclo, outro começa agora e sinto a mesma motivação e a mesma determinação para lutar pelas pessoas, em especial as mais vulneráveis
Helga Correia
Tendo concluído o curso de contabilidade, a antiga deputada tem uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Segurança Social. Ao longo dos nove anos no Parlamento, acumulou diversas representações da Assembleia da República, tendo participado no XI Fórum Parlamentar Ibero-americano, que serviu de preparação para as cimeiras ibero-americanas de chefes de estado e do governo. Participou, ainda, em reuniões internacionais na OIT – Organização Internacional do Trabalho, na 111° Conferência Internacional do Trabalho e na Conferência Interparlamentar sobre a Estabilidade, Coordenação e Governação da União Europeia e na Conferência sobre o Semestre Europeu, no Parlamento Europeu.