Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024

Festival Pão de Portugal está de regresso a Albergaria-a-Velha

O Festival Pão de Portugal está de regresso a Albergaria-a-Velha num novo local e num formato mais reduzido e adequado aos tempos que vivemos. No fim de semana de 26 e 27 de junho, vai ser possível provar e comprar pão de várias regiões do País na Alameda 5 de Outubro, havendo ainda espaço para sessões de showcooking e momentos de animação cultural.

Este ano, o público pode conhecer diferentes variedades de pão em 20 expositores, representando diversas regiões, como Mafra, Castro de Aire ou Avintes, sem esquecer as padarias locais. As bancas estão abertas entre as 10h00 e as 21h00.

Publicidade

Durante o fim de semana, não vão faltar as já tradicionais sessões de showcooking. Para os mais novos começarem, desde cedo, a experimentar a arte de cozinhar, a Divercook dinamiza duas ações, ao sábado e domingo, a partir das 10h00. Para os adultos, o Chef Hélio Loureiro promete partilhar algumas receitas em que o pão é o ingrediente fundamental no dia 26, em duas sessões, às 12h30 e 16h00. No domingo, no mesmo horário, é a vez do Chef Emídio Concha mostrar como cozinhar com pão pode ser uma surpresa agradável.

Ao longo dos dois dias também não vão faltar momentos culturais com artistas da terra. Confirmados já estão Pascoal Pires (trompete), o projeto Anduria com Diana Costa, Chef Silva e o Fado de Coimbra com José Rui Branco.

A entrada no Festival Pão de Portugal é gratuita, mas tendo em conta as medidas de proteção estipuladas pela Direção-Geral de Saúde, haverá um controlo do número de pessoas no recinto e percursos definidos de circulação, com entradas e saídas distintas. O uso de máscara é obrigatório bem como a higienização das mãos.

A tradição do fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e é, ainda hoje, uma área de grande expressão no Concelho. Não existindo na região somente o pão tradicional, tendo a produção e o seu progresso estado sempre presentes no quotidiano da população, é com naturalidade que Albergaria-a-Velha é denominada a Capital do Pão de Portugal, quer pelos séculos de História, quer pelas centenas de moinhos por este concelho espalhados.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS