Domingo, 29 de Janeiro de 2023
Domingo, 29 de Janeiro de 2023

Fenómeno nas Festas de La Salette 2022. Mais de 15 mil pessoas assistiram ao concerto dos Calema 

Recorde. O último dia das Festas de La Salette registou a maior enchente de que há memória. O serviço de Proteção Civil foi colocado à prova, e foram detetadas fragilidades.
Publicidade

Um fenómeno chamado Calema. António e Fradique, os rostos da banda com origens em São Tomé e Príncipe,  tiveram um condão de provocarem a maior enchente de que há memória nas Festas em Honra de Nossa Senhora de La-Salette. Os concertos de Cuca  Roseta e dos Némanus já tinham enchido o recinto de La Salette, mas era expectável que a banda que atuou no último dia das maiores festas do concelho tivesse mais adesão. Mas a realidade superou em muito as expectativas.

O espaço revelou-se pequeno demais para o público que quis ver os Calema ao vivo. Estiveram presentes muito mais 15 mil pessoas. Para além do espaço em frente ao palco que esteve todo preenchido até topo da rua, as artérias circundantes, com muito pouca (ou mesmo nenhuma) visibilidade para o palco, estavam totalmente entupidas. Houve quem se aventurasse a assistir ao concerto no topo de habitações e em cima de muros. Todo este movimento foi benéfico para todos os comerciantes instalados que viram na noite de segunda-feira, dia 17 de agosto, os seus stocks totalmente esgotados.

Publicidade

O fenómeno Calema colocou à prova a Proteção Civil. Ao final dos primeiros minutos de atuação da banda, uma das pessoas presentes no público teve de ser assistida com urgência, e houve uma grande dificuldade de retirar a vítima pela falta de um corredor de evacuação no espaço. 

A autarquia, responsável pela coordenação da Proteção Civil, admite a complexidade de socorro. “Facilmente se percebe que em eventos que reúnem muitos milhares de pessoas, a resposta em termos de socorro a vítimas é complexa e pode ser ainda mais difícil em função do local onde ocorre o incidente. O Serviço Municipal de Proteção Civil já procede, em articulação com os restantes agentes de proteção civil, à elaboração de Planos de Segurança para Eventos, onde se definem e posicionam os meios no terreno de forma a que o socorro seja o mais rápido e eficaz possível”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, depois de ser questionado pelo nosso jornal sobre a necessidade da criação de outras respostas de segurança no espaço.

Publicidade
Uma multidão imensa encheu o recinto do Parque de La Salette para assistir ao concerto dos Calema

+ Recorde a passagem dos Calema por Oliveira de Azeméis

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS