Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Publicidade

Exposição “Imagens de quem somos! Pela objetiva de Fernando Paúl” comemora centenário do nascimento do reconhecido fotógrafo oliveirense

Publicidade

Até ao dia 12 de março está patente no Mercado Municipal Provisório de Oliveira de Azeméis a exposição “Imagens de quem somos! Pela objetiva de Fernando Paúl”, que comemora o centenário do nascimento de Fernando Paúl e procura revelar um conjunto de fotografias capturadas pela lente do fotógrafo e que mostram a identidade e as tradições Oliveirenses. São as imagens de quem somos!

Publicidade

A exposição, composta por 17 painéis, mostra a vida e obra do fotógrafo Fernando Paúl, e pretende homenagear a sua memória e o importantíssimo papel que desempenhou na preservação da história, dos costumes e das tradições oliveirenses.

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal, refere que Fernando Paúl “foi um oliveirense notável que dedicou toda a sua vida à fotografia e que a sua qualidade técnica e artística surpreende pela beleza e pela particular sensibilidade com que captou os mais importantes momentos do quotidiano da nossa terra”

Já a filha do homenageado, Branca Paúl, explica que “iniciativas como esta permitem perpetuar o amor, a dedicação e o carinho que Fernando Paúl entregou a Oliveira de Azeméis e realça no pai os valores de integridade e honestidade, lembrando um homem de coração humilde e de imensa bondade que sempre colaborou em iniciativas que ajudassem as suas gentes”.

Fernando Paúl nasceu em Oliveira de Azeméis a 10 de fevereiro de 1922. Ao longo da sua vida, desenvolveu um importante trabalho de preservação, através das imagens que capturou, com a sua câmara fotográfica, do espaço urbano. Porém, o seu registo fotográfico não se limitou ao património edificado, abrangendo, simultaneamente, as vivências e transformações que marcaram o concelho ao longo do século XX. Isto, sem esquecermos o trabalho de estúdio de que os retratos, fossem eles para recordação dos familiares, ou para o uso na documentação civil, foram o expoente máximo.

_____
Info

Morada:  Avenida Dª Maria I, no parque de estacionamento subterrâneo do Intermarché.

Horário do Mercado Municipal Provisório: 

3ª, 5ª e 6ª feira: entre as 7h00 e as 19h00
4ª e sábado: entre as 7h00 e as 15h00

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS