Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Publicidade

Escola Ferreira de Castro aposta na capacitação digital

No âmbito do seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE), o Agrupamento tem apostado na capacitação digital dos elementos da sua comunidade educativa. Durante os meses de janeiro e fevereiro, todas as turmas do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro experimentaram cenários de aprendizagem ativa no Espaço de Aprendizagens Ativas, um espaço inovador, onde puderam realizar atividades interativas diversificadas no âmbito da Segurança na Internet.

Publicidade

Foi ainda possível realizar pequenas gravações no estúdio, utilizando cenários virtuais.  Os alunos envolvidos mostraram bastante interesse e entusiasmo neste novo espaço de aprendizagem no qual tiveram como monitores digitais os alunos do 2.º ano do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), orientados pelos professores Irene Baptista e Edgar Borges. 

Esta iniciativa integra-se no trabalho de projeto interdisciplinar “Mentorias Digitais” que integra o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE) do Agrupamento, sendo também uma das estratégias que integra o Plano de Inovação.

Demonstração do Espaço de Aprendizagem Ativas

O Espaço de Aprendizagens Ativas é uma Future Classroom Lab, projeto que foi concretizado graças à iniciativa da Diretora do Agrupamento, professora Ilda Ferreira, que utilizou o valor conseguido com o Prémio Escola Mega Fixe (prémio conquistas por serem uma das 20 escolas mais reutilizadoras de Manuais Escolares) na concretização deste espaço. Ao valor do prémio acrescentou-se o apoio da Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro que participou na aquisição do mobiliário.

Esta sala, potenciadora de uma aprendizagem ativa mediada pelas tecnologias, destina-se a todos os alunos do Agrupamento e o projeto “Mentoria Digital” tem contribuído para a sua divulgação. Começamos pelos alunos do 2.º ciclo, mas todos são chamados para conhecer e experimentar.

Os alunos do Pré-escolar e do 1.º ciclo terão também oportunidade de usufruir deste espaço com atividades dinamizadas pelos professores bibliotecários do Agrupamento.

Para além da capacitação de alunos, o Agrupamento aposta também na Formação de Encarregados de Educação. Sob a orientação das professoras Irene Baptista e Margarida Cruz, os alunos do 2.º TGPSI dinamizaram uma formação presencial, em horário pós-laboral, para capacitação digital de encarregados de educação. Os encarregados de educação de todos os alunos do Agrupamento receberam um convite para a formação, podendo selecionar de entre uma vasta lista, os conteúdos onde necessitavam de orientação (correio eletrónico, moodle, inovar, unicard, word, powerpoint, excel, redes sociais, portal e internet).

Esta iniciativa foi avaliada positivamente pelos participantes que elogiaram a iniciativa e propuserem a novas sessões. Aguarda-se nova formação ainda este ano letivo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS