Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022
Publicidade

Em dia de inauguração oficial da requalificação do Centro de Formação, presidente da UD Oliveirense pediu mais um espaço

Centro de Formação de Futebol Ápio Assunção. A direção da UD Oliveirense investiu perto de 600 mil euros na requalificação do Centro de Formação de Futebol Ápio Assunção, mas o espaço, diz Horácios Bastos, “são boas, mas já são curtas” para os 390 atletas.

O dia 9 de abril de 2022 ficará para a história da formação de futebol da União Desportiva Oliveirense, o momento em que foi inaugurado de forma oficial a requalificação do Centro de Formação de Futebol Ápio Assunção que passou pela inclusão de um novo relvado, em melhoramentos nos balneários e de salas de apoio, e ainda na introdução de equipamentos de eficiência energética. 

Publicidade

O investimento total da obra de requalificação chega perto dos 600 mil euros, revela o presidente do clube, Horácio Bastos, valor que foi suportado pela autarquia, em 50%, e a outra metade é assegura pelos patrocinadores.

“Neste momento temos condições para a prática de futebol neste Centro de Formação, mas temos de crescer mais. Temos de captar mais”, o presidente do clube, aproveitando o momento de festa para anunciar o objetivo de aumentar o espaço de treino. “Temos à volta de 390 miúdos diariamente. As instalação são boas, mas já são curtas. Por isso, o próximo investimento da União Desportiva Oliveirense, para esta direção ou outra que nos venha substituir, terá de ser a construção de outro Centro de Formação no concelho de Oliveira de Azeméis, para podermos dar resposta àquilo que são as faixas etárias até aos iniciados, ou seja, dos 14 anos para baixo. Tudo que seja a partir dos iniciados de segundo ano, queremos retirá-los daqui e ir para outro centro de formação para que possamos ter mais tempo de treino e mais qualidade de treino”, anuncia Horácio Bastos.

Elogios à obra de requalificação

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, considera que quando se aposta e investe na formação  “apostamos nos jovens, e quando estamos a apostar nos jovens, estamos a apostar no futuro, e garantidamente o futuro da UD Oliveirense passa por asseguramos uma formação de grande qualidade”

O presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho, elogiou a “magnifica obra” feita em colaboração com a autarquia, e aproveitou o momento para endereçar os parabéns à UD Oliveirense por estar a iniciar as comemorações dos seus 100 anos.

Vítor Dias, Diretor Regional Norte do IPDJ [Instituto Português da Juventude], sublinhou o obra, mas acima de tudo o formato como o Centro de Formação de Futebol Ápio Assunção foi concebido.  “Temos de terminar com aquele mito que o que importa é construir obras megalómanas, com muito cimento, com muito ferro. Hoje isso não faz sentido. Este complexo, e tudo o que se vê à volta representa tudo aquilo que deve de ser, e que pode ser, o desporto. Contextualizar do ponto vista ambiental, organização de território, atrativo, de fácil acesso e junto com as escolas e os espaços educativos. Há uma coisa que todos nós sabemos, onde estão todas as crianças, jovens, pelo menos 12 anos é na escola e a aposta para a captação de jovens para a formação tem de ser feito na escola”, afirmou durante o discurso na cerimónia de inauguração da requalificação do Centro de Formação de Futebol Ápio Assunção. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS