Editorial.Não temos certezas, apenas coragem

    Completamos de dois anos de vida. Para marcar esta data avançamos com a nossa primeira edição especial em papel Está dado mais um passo. E nada melhor de ser com a benção de Nossa Senhora de La Salette.

    0

    A meio  do mês de junho foi desperta a vontade imensa de por momentos sairmos pela primeira vez do online para o papel no início do mês de agosto. Esta é uma altura especial. Há os festejos em honra de Nossa Senhora de La Salette, e o Azeméis.Net comemora dois anos de existência.  Não poderia haver  melhor ideia. Fazer coincidir o lançamento do primeiro número de uma edição em papel do jornal online de Oliveira de Azeméis e com a altura maior manifestação religiosa do concelho. 

    Lançamos mãos à obra. Mas quando começamos a elaborar esta edição especial La Salette 2021 que o caro(a) leitor(a) poderá adquirir em alguns pontos de venda ou passar pelo nosso stand instalado no Parque de La Salette até ao dia 9 de agosto, não sabíamos se iria ser formato revista, jornal, cartaz ou panfleto. Por muita vontade que tivéssemos o resultado final iria estar dependentes do apoio do mercado concelhio e regional. Avançamos sem certezas, apenas com coragem.  O resultado foi um primeiro jornal com  32 páginas, com três mil exemplares impressos. Acreditamos que tivemos a nossa coragem teve a benção de Nossa Senhora de La Salette.   

    O Azeméis.Net nasceu no primeiro dia de agosto de 2019 sem qualquer estudo de viabilidade económica, e também não somos produto de um investidor com qualquer tipo de interesses, e com uma estrutura mesmo muito reduzida. Não tínhamos e não temos certezas sobre a viabilidade, apenas coragem. Nascemos praticamente no meio de uma pandemia pela qual ninguém esperava. Qualquer estudo de viabilidade económica do projeto diria para pararmos imediatamente aquilo que estamos a fazer. Mas nós continuamos aqui… com mais um passo dado.Mesmo sem certezas, nada nos tira a coragem de continuar a marcar a diferença na informação produzida sobre o nosso concelho, e com a sentida missão de serviço público uma vez que o acesso à informação em www.azemeis.net é gratuito. Ajudamos também a garantir pluralidade dos fatos relatados sobre Oliveira de Azeméis. É um facto, dizem os números, que abrimos a porta da informação digital dedicada apenas a Oliveira de Azeméis  a todos os oliveirenses espalhados pelo país e por outros cantos do Mundo. Têm há dois anos, de forma diária, informação gratuita à distância de um clique.

    O investimento na divulgação deste projeto não foi propriamente expressivo. Canalizamos o nosso esforço e economias para conseguirmos estar nos sítios certos para produzir informação relevante para todos os que amam Oliveira de Azeméis. Sabemos que ainda há muitos que não nos conheces, mas as estatísticas dizem-nos que somos visitados, em média, por 23 mil pessoas por mês, e é ao desmontar estes números que temos surpresas agradáveis. 83% do tráfego do Azeméis.Net é de território nacional: a maior fatia diz respeito a habitantes do concelho de  Oliveira de Azeméis, mas há uma parte  de leitores dos concelhos limítrofes, e de cidades para onde vão muitos dos estudantes do nosso concelho (Porto, Lisboa, Braga, Coimbra e Aveiro, por esta ordem). Os outros 17% dizem respeito a comunidade residente em outros pontos do globo, e neste segmentos somos visitados maioritariamente por pessoas residentes nos Estados Unidos da América e em França.

    Queremos continuar a trilhar este caminho, queremos continuar a ser um projeto de comunicação válido para o concelho. Só precisamos que continue a caminhar ao nosso lado. Até para o ano!

    O Azeméis.Net em números

    900 mil páginas vistas no domínio www.azemeis.net desde 1 agosto de 2019

    320 mil. Número  total de pessoas que leram pelo menos por uma vez o Azemeis.Net

    23 mil. Atual média mensal de visitantes ao jornal online Azeméis.Net

    Diretor do Azeméis.Net | Comecei o meu percurso de jornalista há mais de duas décadas em Oliveira de Azeméis. Tinha 16 anos e foi o jornal Correio de Azeméis que me acolheu. Em 2015 idealizei o projecto Azemeis.Net, e no início de 2019 comecei a fazer força para o seu arranque. Tenho orgulho oliveirense e quero mostrar neste cantinho virtual que há realmente vida em Azeméis.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui