Na reunião de executivo camarário do dia 4 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, revelou continuar a haver casos Covid-19 em lares do concelho, numa altura já se tinha iniciado o plano de vacinação nas instituições, e avançava que o lar que inspirava “mais preocupação” era o Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos. “É o caso que nos preocupa mais”, reforçou.
Nesta instituição instalada em Fajões houve um surto que atingiu mais metade dos utentes. Num universo de 40 utentes, 22 foram infetados com o vírus Covid-19. A informação é avançada ao Azeméis.Net pela diretora-técnica do Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos, Catarina Campos. “Tivemos um surto de Covid-19 que começou no dia 26 de janeiro. Numa primeira fase, 18 utentes testaram positivo ao vírus, e numa fase seguinte de testes foram diagnosticados mais quatro utentes. (…) No total temos uma população de 40 utentes no Centro Social“, revela.
Deste surto, resultaram quatro mortes de utentes do Centro Social sediado em Fajões que não resistiram às complicações provocadas pelo vírus Covid-19, informa também ao Azeméis.Net a diretora-técnica da instituição, Catarina Campos.
Atualmente, já não existe nenhum caso na instituição. “Dos primeiros 18 utentes que testaram positivo, quatro faleceram, e 14 já tiveram alta médica no início de fevereiro. Os quatro utentes que foram testados positivos na segunda fase, também terão alta no próximo dia 23 de fevereiro“, revela
Segunda dose de vacina contra o Covid-19 será ministrada na próxima segunda-feira
Os utentes (que não tenham sido testados positivos) e os funcionários do Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos tomaram a primeira dose da vacina contra o Covid-19 no dia 19 de janeiro. “A segunda dose será tomada na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Serão 25 vacinas ministradas a utentes e funcionários da instituição”, conclui a diretora-técnica do Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos em declarações ao Azeméis.Net.