Este sábado, dia 9, pelas 16h30 horas, a Câmara Municipal de Estarreja vai inaugurar, no Parque Municipal de Antuã, a obra de arte pública “Círculo Azul”, da autoria de Diogo Aguiar Studio, em homenagem à cadeira portuguesa que nasceu na década de 30 em Estarreja, mais especificamente em Avanca, pela empresa Adico, que está comemora o seu centerário.
O “Círculo Azul” cumpre exemplarmente o objetivo inicial de um tributo artístico à cadeira portuguesa, mas vai muito além. Constitui-se como um novo equipamento para usufruto da comunidade, como um novo lugar de partilha e de convívio, de intimidade e proximidade para novos diálogos, exultando desta forma singular, a função e razão de existência da peça homenageada.
Neste processo, a centenária ADICO assumiu-se desde o primeiro momento como parceira e responsável na construção da obra criada e assinado pelo Diogo Aguiar Studio, comprovando o percurso pautado pelo arrojo, pela inovação e pelo sucesso. O mesmo percurso do qual resultou um dos principais ícones da portugalidade – a Cadeira Portuguesa. “Um objeto que é hoje uma referência incontornável no design português, mas que é cada vez mais uma referência no mundo”, segundo palavras dos representantes Adelina Dias Costa, sobrinha neta do fundador, e de Miguel Carvalho, administrador da empresa.