Cemitérios encerrados e serviços municipais deverão assegurar atendimento presencial

0

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, assinou um despacho, que vigorará até ao dia 30 de janeiro, onde estão incluídas medidas mais restritivas durante o período de confinamento decretado pelo Governo português com vista ao combate à Covid-19.

Assim o referido documento determina que todos os serviços municipais deverão assegurar a realização do atendimento presencial, através de marcação prévia, devendo articular a melhor forma de prestar esse atendimento, bem como reforçar o atendimento telefónico, conforme as necessidades do próprio serviço.

O mesmo despacho determinou o encerramento do Cemitério Municipal, exceto para a realização de cerimónias fúnebres, com participação restringida apenas aos familiares, de acordo com as regras definidas na lei, e sugerir às Juntas de Freguesia igual procedimento para os cemitérios da sua responsabilidade. Poder ler aqui o despacho da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Algumas freguesias já comunicaram oficialmente o seu encerramento. A Junta de Freguesia de São Roque justifica a decisão de encerrar os cemitérios da sua jurisdição “enquanto durar o estado de emergência” por ter sido “na entrada do cemitério de São Roque onde se verificaram as primeiras e mais graves infeções Covid na freguesia”.

A Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes e a União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo decretaram o encerramento por tempo indeterminado, a partir das 17 horas do dia 16 de janeiro, tendo solicitado às pessoas que procedam à limpeza das sepulturas.

A Junta de Freguesia de Cesar também anunciou o encerramento do seu cemitério por “tempo indeterminado”; a Junta de Freguesia de Cucujães informou o encerramento do cemitério “até ao fim do período de vigência das referidas medida“.

O cemitério de Fajões estará encerrado por tempo indeterminado, mas apenas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui