Há quase uma década houve uma vaga de furtos de bustos pela zona Norte do país. O busto da Condessa de Penha Longa foi um deles, e era o único que faltava repor no concelho de Oliveira de Azeméis. A obra foi encomendada pela Junta de Freguesia de Cucujães ao artista oliveirense António Mota para restituir o busto no mesmo local de onde foi furtado – no jardim do Largo da Condessa de Penha Longa, em Cucujães – e desta forma celebrar o centenário do seu falecimento (17 setembro 1921), dada a importância do seu legado e reconhecimento por toda a comunidade.
Neste ano de 2021 comemora-se o centenário sobre o falecimento da Condessa de Penha Longa, considerada por toda a população uma figura ímpar da nossa sociedade, sobretudo em Cucujães onde foi uma grande benemérita, principalmente em prol dos mais desfavorecidos, e a sua obra persiste até hoje, sendo a parte mais visível o Asilo da Gadarinha (atual Fundação Condessa de Penha Longa).
A obra terá um custo de 7800 euros e este valor será suportado pelos familiares da Condessa de Penha Longa (2000 euros), e o restante valor em falta será pago em partes iguais pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Junta de Freguesia de Cucujães (2500 euros cada).