Segunda-feira, 4 de Março de 2024
Segunda-feira, 4 de Março de 2024

Bairrada espera vinho com boa qualidade e acréscimo de 10% na produção

> A produção de vinhos na região da Bairrada promete ser de boa qualidade e com um acréscimo nas quantidades a rondar os 10%, de acordo com as previsões da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

O presidente da CVB, Pedro Soares, disse hoje à agência Lusa que estas estimativas são válidas tanto para os brancos, cuja vindima começa geralmente duas semanas antes da colheita das outras uvas, como para os tintos.

“A vindima dos brancos começou há perto de 15 dias”, adiantou, salientando que estas uvas “são a base espumante”, produto que continua a ser uma das grandes apostas dos vitivinicultores da região demarcada da Bairrada, que abrange municípios dos distritos de Aveiro e Coimbra.

Publicidade

Quanto à quantidade na colheita de brancos, “as perspetivas são boas, com 10% a mais do que em 2022”, sublinhou Pedro Soares à Lusa, para realçar igualmente que “a qualidade das uvas é muito boa”.

“Nos tintos, cuja vindima está agora a começar, a nossa expectativa é a de que seja também uma boa colheita”, com um aumento de 10% no volume de uvas levadas para a fermentação, relativamente ao ano passado, referiu.

A CVB ainda não dispõe de dados que permitam avaliar o eventual impacto negativo do calor excessivo dos últimos dias na produção de uvas, o que deverá ser possível “lá mais para a próxima semana”, segundo o mesmo responsável.

A certificação dos vinhos da região com denominação de origem controlada (DOC) é da responsabilidade da Comissão Vitivinícola da Bairrada, com sede em Anadia, distrito de Aveiro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS