Sábado, 27 de Abril de 2024
Sábado, 27 de Abril de 2024

Azeméis ganhou rota direta para o Porto… mas rede Unir começou com chuva de críticas

> Oliveira de Azeméis foi contemplada com 48 linhas da rede Unir, mas a nova realidade de transportes públicos (ainda) não convenceu os utilizadores: autocarros velhos, supressão de horários, e desorientação dos motoristas no topo das críticas.
O azeméis.net cruzou-se com um dos raros autocarros caracterizados da Unir no centro da cidade. Entidade gestora da nova rede autocarros foi obrigada a reformular horários.
O azeméis.net cruzou-se com um dos raros autocarros caracterizados da Unir no centro da cidade. Entidade gestora da nova rede autocarros foi obrigada a reformular horários.

Desde sexta-feira, dia 1 de dezembro, que entrou em funcionamento a UNIR que marca a unificação da rede de transportes da Área Metropolitana do Porto. Pelo concelho de Oliveira de Azeméis passam 48 linhas de autocarros (desde a 1006 que liga Carregosa a Mosteiro (Arouca), via Cesar, até a 1603, que se trata de uma linha urbana de Vale de Cambra, e que serve o lugar de Teamonde, em Carregosa). Mas é a linha 1220 que marca uma atualização há muito aguardada pelos oliveirenses: uma ligação direta entre Oliveira de Azeméis e o Porto. Contudo, os primeiros dias de vida da nova rede UNIR têm provocado uma chuva de críticas.  

Com a nova organização da rede de transportes públicos, Oliveira de Azeméis ganhou uma nova ligação direta à cidade do Porto, uma realidade há muito esperada por todos os oliveirenses que usam os transportes públicos. Trata-se da linha 1220 que liga a Praça José da Costa, no centro da cidade, ao Parque das Camélias, no Porto. O percurso é feito pela A32, e há um único horário previsto de segunda a domingo: o das 07h30. O horário das 09h10 será realizado nos dias úteis durante o período letivo, e às 09H30 nos dias úteis no período de pausa escolar. Quanto o regresso, o horário das 17h00 servirá todos os dias da semana, o das 10h30 está marcado para os dias úteis durante o período escola, e o das 12h00 para os dias úteis durante o restante período.

Publicidade

Queixas de muito utilizadores

O arranque rede Unir estava previsto para o dia 1 de novembro. Foi adiado um mês, para o dia 1 de dezembro, para poderem limar algumas arestas. Mas o arranque mostrou que nem tudo estava preparado. Houve uma chuva de críticas um pouco por todos os concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto.

As críticas foram sobretudo devido à falta de autocarros no serviço regular e escolar, bem como de informação nas paragens. Alguns autocarros ainda circulam com decorações antigas e sem a bandeira a funcionar, sem o número de linha, mantendo-se a folha A4 a indicar o destino, como já acontecia com os anteriores operadores do serviço rodoviário de passageiros na AMP. 

Foram prometidos novos autocarros, e mais horários. A realidade mostrou haver autocarros usados, e supressão de horários em algumas linhas. Nas redes sociais, há oliveirense que se queixam da desorientação dos motoristas que mostram desconhecer os percursos, havendo registo de falta de paragem em lugares programados, e relatos de sobrelotação dos autocarros, que obrigam, por exemplo, alguns utilizadores a viajarem em pé em plena autoestrada.

Suspensão para reformulação

Poucos dias depois do arranque, a entidade gestora  da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), sentiu a necessidade de “reformular e adequar” os horários dos lotes Norte Nascente, Sul Nascente e Sul Poente, segundo uma nota hoje no seu ‘site’ oficial. Oliveira de Azeméis está no lote Sul Nascente, que compreende também os concelhos de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.

A Unir, através das redes sociais, garante que “está a acompanhar atentamente as situações que têm sido reportadas” para os seus canais de comunicação “e a trabalhar com os operadores de transporte parceiros e os Municípios, no sentido de normalizar a operação nos 17 concelhos” da AMP. 

“A Unir encontra-se a reformular e a adequar os horários dos lotes 2, 4 e 5 ao serviço efetuado. Em breve, os mesmos serão disponibilizados”, pode ainda ler-se numa nota à entrada no site da nova rede de transportes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS