António Santiago e Gonçalo Fernandes, do CENFIM, foram campeões nacionais do Festival Nacional de Robótica em “Busca e Salvamento”

Mundial. Depois da conquista nacional, os dois alunos do CENFIM vão participar, em julho, na Tailândia, no Campeonato Mundial de Robótica. E querem conquistar o primeiro lugar. 

0

António Santiago, de 17 anos, e Gonçalo Fernandes, de 16, formandos do núcleo de Oliveira do CENFIM, no curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica arrecadaram o primeiro lugar no Festival Nacional de Robótica, na categoria “Busca e Salvamento”, que decorreu no início do mês de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Com esta vitória os formandos do CENFIM garantiu o apuramento direto para o Campeonato Mundial de Robótica que se realiza no próximo mês de julho, na Tailândia. 

Publicidade

Sob a orientação do formador, Carlos Amorim, a dupla de alunos, desenvolveram um robot que faz busca e salvamento. “O objectivo é este robot ter a inteligência para ler vítimas em letras”, começa por explicar António Santiago. “Consoante a letra que vai ler, vai deixando um determinado número de kits. (…) E às vítimas aquecidas também deixa kits, acrescenta Gonçalo Fernandes.

Transportando para um caso prático e real, o robot poderia ajudar, com a devida programação e com toda estrutura adaptada, a encontrar e salvar vítimas (dando material de primeiros socorros) nos escombros de uma derrocada.

António Santiago e Gonçalo Fernandes conquistam um prémio nacional logo no primeiro ano do curso. Na verdade, este é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido por alunos do CENFIM nos últimos anos. “Este robot já tem muita história para trás. Este ano ajudamos a aprimorar alguns pormenores”, explica Gonçalo Fernandes.  “Sinto um orgulho por esta conquista. Foi uma experiência e um desafio muito grande”, acrescenta o aluno. 

António Santiago recorda o desafio ultrapassado no próprio dia da final. “Quando chegamos ao local e não correu como esperávamos. Tivemos o fator da iluminação do Europarque que influenciava muito a leitura visual, e as temperaturas também eram diferentes por causa do ambiente do pavilhão. Mas acabou por correr tudo bem”, conta ao Azeméis.Net. 

A dupla de alunos foca-se agora na preparação para o Campeonato do Mundial fazendo pequenos ajustes ao robot, e viaja com o objetivo de arrecadar o primeiro lugar. 


Os alunos do CENFIM António Santiago e Gonçalo Fernandes
AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui