Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Ana Mendes Godinho revela que 45% dos alunos concluem 12.º ano através da via profissional

Média europeia é de 60%, e, por isso, ministra do Trabalho diz que há ainda um espaço muito grande para aumentar.
Publicidade

No dia em que foi inaugurado o Gene Haas Center no CENFIM de Oliveira de Azeméis, resultante de um investimento de 1,5 milhões de euros, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho revelou que atualmente 45% dos alunos que terminam o 12.º ano, fazem-no através do ensino profissional.

“Ganhámos nos últimos anos esta capacidade em oito pontos percentuais, mas ainda temos muito para evoluir, e acho que esse é o grande desafio para todos nós. A média europeia é de 60 por cento. Percebemos que ainda temos aqui um espaço grande para aumentar esta capacidade dos alunos concluírem o 12.º ano com outro tipo de competências e aprendizagem que não o ensino tradicional escolar”, afirmou Ana Mendes Godinho.

Publicidade

“O enriquecimento que se tem através da via profissionalizante é também muito enriquecedor do ponto de vista daquelas competências que qualquer um de vós tem e que vos torna indispensável no mercado de trabalho”, acrescentou a governante.

“Já não temos capacidade de resposta para o que o mercado está a procurar”

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sublinhou ainda que a integração dos alunos que têm seguido a via profissional na área da metalomecânica tem sido total, ou seja, há uma taxa de empregabilidade de 100%, admitindo que atualmente o que é acontece é a falta de mão de obra disponível para fazer face às exigências do mercado de trabalho. “Já não temos capacidade de resposta para o que o mercado de trabalho está a procurar”, disse.

Publicidade

+ Veja as declarações da ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS