À oitava jornada começam a ser notórias as dificuldades acrescidas que a equipa de futebol da UD Oliveirense tem devido à reformulação profunda no início da época. Os processos de adaptação dos jogadores têm sido lentos. Embora se vislumbre bom futebol na equipa orientada por Pedro Miguel, a verdade é que tem sido difícil dar sequências aos processos ofensivos, e principalmente, os processos defensivos incutidos pelo técnico durante os treinos.
Na derrota, fora de portas, por 3-0 contra a Académica de Coimbra, alguns reforços mostraram que ainda se estão a ambientar ao futebol português. Thalis viu duas vezes o cartão amarelo num curto espaço de tempo, e ainda na primeira parte, e teve de sair para os balneários (aos 35′) quando a UD Oliveirense ainda perdia por 1-0. O médio criativo acabou por comprometer toda a estratégia ofensiva, acabando praticamente ali qualquer ambição de a equipa procurar ainda o empate no jogo.
A defesa é, neste momento, uma tremenda dor de cabeça para Pedro Miguel. O golo sofrido aos 26 minutos por Bouldini (jogador que na época vestiu a camisola da União) acontece quando a UD Oliveirense até estava a pressionar ofensivamente e à procura do golo. Mas a nível defensivo ia deixando muito brechas para os contra-ataques da Académica.
Pedro Miguel ainda mexeu neste sector, alterando os laterais. Nesta partida Israel e Léo Bahia foram titulares, e este último até poderá ser considerado como um dos jogadores em destaque nesta partida. Teve nos seus pés a possibilidade de empatar a partida aos 35 minutos, mas a bola acabou no poste. O problema está nos centrais. Pedro Machado voltou a ter responsabilidades no primeiro golo sofrido pela UD Oliveirense diante a Académica de Coimbra, aliás como já tinha acontecido primeiro golo do Sporting da Covilhã, na penúltima jornada, no Estádio Carlos Osório. Notoriamente este é um jogador que precisa de mais confiança, tal como todo o sector defensivo.
Mas nesta 8.ª jornada tudo correu mal à UD Oliveirense, principalmente depois da expulsão de Thalis. O guarda-redes Coelho, que já foi esta época a garantia de uma vitória, provocou a grande penalidade, por falta sobre Bouldini, que fez dilatar o marcador. Foi Fabinho, também ele ex-jogador da UD Oliveirense, o marcador de serviço. Ironia das ironias, os dois jogadores que foram transferidos de Oliveira de Azeméis para Coimbra no último defeso fizeram o gosto ao pé.
Na segunda parte, a UD Oliveirense mostrou pouca clarividência no ataque, e a Académica de Coimbra apenas fez os serviços mínimos para controlar o jogo. Acabou por marcar o terceiro golo, já perto do final do jogo, aos 88 minutos, através de Fabiano.
A UD Oliveirense recebe o Estoril Praia no Estádio Carlos Osório no próximo domingo, dia 8, pelas 11h15.
Reação do treinador Pedro Miguel no final do jogo
“Vitória justa da Académica. Aproveitou os nossos erros graves”
Ficha de Jogo – 8.ª Jornada
UD Oliveirense 3 x 0 Ac. Coimbra
Intervalo: 2-0
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa)
Golos: Bouldini 17′, Fabinho 43′ (g.p), Fabiano 88′
Académica de Coimbra:
Mika, Fabiano, Rafael Vieira, Silvério, Bruno Teles, Ricardo Dias (Mimito Biai, 86′), Guima Pedro Pinto, 90′), Fabinho (Leandro Sanca, 71′), Traquina, Bouldini (F. Chaby, 71′) João Mário (Dany, 90′). Suplentes não utilizados: Daniel Azevedo, Fábio Viana, Xavier Venâncio e Diogo Pereira
Treinador: Rui Borges
Cartões Amarelos: Fabinho 16′, Bouldini, 26′, Ricardo Dias,64′
UD Oliveirense:
Coelho, Israel, Pedro Machado, Raniel, Léo Bahia, Filipe Gonçalves (Pedro Bortoluzo, 71′), Luis Henrique (Oliveira, 62′), Michel Lima, Miguel Lima (António Gomes, 87′), Jorge Teixeira (Dionathã, 62′), Thalis. Suplentes não utilizados: Rui Dabó, Steven pereira, Obi e Leandro Silva
Treinador: Pedro Miguel
Cartões amarelos: Thalis , 15′ e 39′, Coelho 42′, Pedro Bortoluzo 73′
Cartão Vemelho: Thalis, 39′