O centro histórico da Bemposta foi palco do evento Bemposta Manuelina que tem como objectivo fazer uma viagem ao passado, mais propriamente à altura em que o Bemposta foi sede de concelho. A primeira edição deste evento foi em 2018, e a ideia da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz é continuar a mostrar a história deste lugar a cada vez mais pessoas que se desloquem ao berço do concelho
Este ano, nos dias 14 e 15 de agosto, todos os visitantes poderam vivenciar um pouco do espírito da altura em que o Rei D. Manuel atribiu, em 1514, a Carta de Foral à Bemposta.
Os festejos começaram com um cortejo inaugural…
… e o público presente entrou logo na história quando ouviu o comunicado que anunciava a entrega da Carta de Foral à Bemposta em 15 de janeiro de 1514 pelo Rei D. Manuel.
Durante o evento, ao passear pela rua do centro histórico da Bemposta, foi possível ver ao vivo alguns dos instrumentos usados à época, sejam eles para tortura ou lutas…
… e o meio de transporte usado pela nobreza
Mas é a alimentação um dos pratos fortes. É tudo recriado ao pormenor. Pode passear pelas barraquinhas espalhadas pelo centro historico da Bemposta, e provar iguarias que faziam as delícias do povo da Bemposta em 1514 (carnes, doces, etc..), e no meio de reis, raínhas e plebeus vestidos a rigor. E até a listagem dos preços é em reis, a moeda transicionada naquela altura.
A animação também é uma contante na Bemposta Manuelina. De meia em meia hora há sempre alguma coisa a acontecer.
Sejam atuações pelo meio da rua…
Danças,
Sons de Santa Maria,
Lutas…
… ou jogos tradicionais da época, como é o caso do Jogo do Prego promovido pelo Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta.