Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026
Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026

José Barbosa foi o rei das assistências da Liga Portuguesa de Basquetebol

> Esteve dois meses fora da competição devido a lesão, mas mesmo assim fez história na Liga Placard. Teve uma média de quase seis assistência por cada disputado, o que faz com que ele seja o jogador que mais tenha contribuído para que os colegas pontuassem.

Esteve dois meses afastado dos jogos da Liga Placard sem poder dar o seu contributo à equipa de basquetebol da União Desportiva Oliveirense, por estar a debelar uma peritonite (lesão que afecta  a cavidade abdominal (estômago, intestino, pâncreas, fígado, rim, vesícula biliar, etc.), mas mesmo assim fez história nesta época (2019/2020) que foi cancelada por causa do vírus COVID-19. José Barbosa , de 29 anos, conquistou o título individual de rei das assistência da Liga Placard, tal como pode ver no quadro que publicamos a seguir retirado do site da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Captura de ecrã 2020 05 20 às 15.28.33

Falhou sete dos 22 jogos realizados pela equipa, mas fez 89 assistências para os seus colegas pontuarem, o que representa uma média de quase seis assistências (5,93) por cada jogo que disputou, o que representa uma diferença de 26 décimas relativamente à media do jogador que ocupa a segunda posição deste ranking: Anthony Ireland, do SL Benfica.

Publicidade

Há outros dados estatísticos de relevo que comprovam a influência do capitão José Barbosa na equipa da UD Oliveirense. Marcou 92 pontos, o que representa uma média de 6,13 pontos por jogo. Tem uma maior percentagem de acerto no lançamento de 3 pontos (54,17%) do que na área dos 2 pontos (33.33%), e é muito raro falhar na linha de lance livre (marcou 33 em 36 tentados, o que representa uma média de 91,67%).

Uma surpresa surge ao analisar a estatística de ressaltos. José Barbosa ocupa a posição de base em campo, mas na hora de defender vai disputar a bola no meio dos grandes. Esta época o número 6 da União Desportiva Oliveirense amealhou 38 ressaltos, mas 30 são defensivos.

Azemeis.net
Author: Azemeis.net

Subscreva a newsletter azeméis.net
Publicidade
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS

×