Segunda-feira, 25 de Maio de 2026
Segunda-feira, 25 de Maio de 2026

Reviravolta. Antigo Jardim de Infância de Nogueira do Cravo poderá ser arrendado para projetos de juventude e cultura

> Depois de no ano passado ter sido discutida a cedência à Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira para uma creche, o antigo Jardim de Infância poderá agora ser arrendado para projetos de juventude e cultura.

O futuro do antigo Jardim de Infância voltou a marcar o debate político na Assembleia de Freguesia de 24 de fevereiro, desta vez com uma mudança de rumo relativamente às soluções discutidas no último ano.

Segundo foi revelado na sessão, está atualmente em cima da mesa uma proposta de arrendamento mensal de 550 euros, através de negociação particular, para utilização do espaço em iniciativas ligadas à juventude e à cultura.

Publicidade

A proposta representa uma reviravolta na estratégia para o edifício, depois de, no ano passado, ter sido discutida uma solução diferente. Na mesma sessão, Manuel Rebelo, presidente da junta de freguesia de Nogueira do Cravo, revelou que o executivo já está a realizar pequenas obras no edifício, com vista a preparar o espaço para a sua futura utilização.

No ano passado discutiu-se cedência à Misericórdia

Em 2024, o executivo liderado por Gaspar Almeida, do PS, apresentou uma proposta para ceder o espaço à Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, com o objetivo de criar uma creche no local.

O modelo previa que a instituição ficasse responsável pelas obras de adaptação do edifício, sendo estabelecido um período inicial de carência.

Após esse período, a entidade passaria a pagar uma renda mensal de 500 euros à junta de freguesia.

PS destacou mudança de posição do atual executivo

Durante a assembleia, a bancada do Partido Socialista destacou a mudança de posição do atual executivo, saudando os membros da AD pela alteração de postura relativamente ao destino do edifício.

Durante a discussão sobre tema no passado, o atua presidente da junta, Manuel Rebelo, chegou a defender que o espaço deveria manter exclusivamente a função de Jardim de Infância, e que o equipamento não deveria passar para as mãos da Santa Casa de São João da Madeira. No ano passado, chegou a ser equacionada a submissão de uma candidatura no âmbito do PRR.

Espaço anexo poderá também ser alugado

Além do edifício principal, a proposta atualmente em análise inclui ainda a possibilidade de aluguer da cozinha ou de um espaço anexo ao antigo Jardim de Infância, pelo valor de 90 euros por ocasião.

Para já, aguardam-se novos desenvolvimentos sobre o processo, uma vez que a proposta de arrendamento ainda se encontra em fase de avaliação.

Subscreva a newsletter azeméis.net
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS

×