Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Rotary Club de Azeméis quer reflorestar o concelho depois das cinzas

> Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar é o projeto que tem o objetivo reflorestar a área ardidas no incêndio de setembro, e promover a educação e responsabilidade ambiental.

O Rotary Club de Oliveira de Azeméis apresentou no início deste mês de dezembro o projecto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar. É uma iniciativa de caráter exclusivamente conservacionista, “sem qualquer objetivo comercial”, sublinha a organização rotária, com o objectivo da recuperação da área ardida no grande incêndio de setembro, mas também na prevenção de incêndios nas zonas rurais do concelho.

Este é um projeto que tem data de partida, mas nenhum prazo de conclusão, informou Anabela Gama, presidente do Rotary de Oliveira de Azeméis. Arrancou com parceria da Junta de Freguesia de Ossela, o território mais fustigado pelas chamas no último incêndio, e do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, onde foi apresentado o projeto e também que abre as portas para sensibilizar a comunidade estudantil na importância da prevenção dos incêndios.

Publicidade

O movimento rotário quer envolver escolas, associações e a comunidade em iniciativas de voluntariado, explicando a importância da preservação das florestas e o impacto das alterações climáticas e, também, potenciar iniciativas de plantação de novas árvores.

Apresentado o projeto, o Rotary Clube de Oliveira de Azeméis irá procurar alargar agora o número de parceiros, bem como mais fontes de financiamento, uma vez que haverá gastos com sementes, árvores, substrato, materiais pedagógicos, assegurar refeições, transporte e seguro para os voluntários, website. 

Iniciativas já programadas

O Governador do Distrito Rotário, Simões Pinto, presente na assinatura do protocolo do Rotary com os dois primeiros parceiros sociais referiu que este se trata de um “projeto sustentável” por ele se realizar em rede, atraindo várias entidades com orgânicas distintas, sob a dinamização do Rotary e os seus clubes jovens – Rotaract e Interact.

Quer o Presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos, quer a Presidente do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Ilda Ferreira, demonstraram a vontade de abraçar este projecto, pela sua importância intergeracional e de protecção da natureza.

A próxima iniciativa do projeto está agendada para o dia 31 de janeiro de 2025, com a realização de uma conferência na Escola Secundária Ferreira de Castro, com oradores, técnicos e políticos.

Posteriormente, haverá nas escolas do agrupamento e da freguesia de Ossela pedagogia nas áreas da prevenção de incêndios, espécies a produzir, 4 R´s (Repensar, Reutilizar, Reduzir, Reciclar), polinização e sementeiras. 

Donativo de €1000 aos bombeiros do concelho

Durante a cerimónia, foi entregue às duas corporações de bombeiros do concelho, Oliveira de Azeméis e Fajões, um donativo de 500 euros a cada uma, angariados numa atividade recente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis.


Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS