A Câmara Municipal instalou um total 33 equipamentos de ar condicionado em diversas escolas do concelho no arranque deste ano letivo e também na biblioteca de Ossela. Esta medida, explica a autarquia, surgiu da necessidade de melhorar a climatização das salas, proporcionando maior conforto para as crianças e melhorar a eficiência energética destes espaços.
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, refere que “é necessário melhorar a eficiência energética, no sentido de atingirmos a neutralidade carbónica, protegendo assim o planeta, pois é uma responsabilidade de todos”.
Os diversos equipamentos foram distribuídos pelos edifícios assinalados como prioritários tendo sido aplicados de acordo com as necessidades específicas de cada um deles.
Foram instalados dois equipamentos na Biblioteca em Ossela; dois no JI de Pinhão – Pindelo; quatro na EB1 de Macieira de Sarnes; seis na EB1 de Pindelo; sete na EB1 do Outeiro – Santiago de Riba-Ul; dois no JI do Cruzeiro – Santiago de Riba-Ul; três no JI de Madaíl; um na EB1 do Alvão – Macinhata da Seixa e seis na EB1 do Outeiro – Travanca.