Sábado, 23 de Novembro de 2024
Sábado, 23 de Novembro de 2024

Miguel Pinto Luz: “Não há secretismo nenhum (…) A Linha do Vouga é uma prioridade”

> Ministro Miguel Pinto Luz esclareceu processo sobre a Linha do Vouga após a demonstração de preocupação sobre o tema manifestada pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.
O azeméis.net deu conta na última edição impressa sobre a apreensão do presidente da autarquia oliveirense em relação à Linha do Vouga

No início de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, dava conta da sua preocupação sobre o evoluir do processo da Linha do Vale do Vouga, tal como o azeméis.net aqui. O caso ganhou ainda mais eco depois do deputado do PS Hugo Oliveira, entretanto eleito como líder da distrital de Aveiro do Partido Socialista, ter vindo criticar, com base das informações prestadas pelo autarca oliveirense, o pedido de “secretismo” do Ministério das Infraestruturas relativamente a reuniões sobre a Linha Férrea do Vouga, que aguarda obras no troço de Oliveira de Azeméis até Es­pinho. Miguel Pinto Luz já fez saber que não há secretismo em volta do tema, e que o investimento é mesmo para ser concretizado… mas ainda não há certeza dos moldes.

Após conclusão de uma nova reunião com os autarcas da Área Metropolitana do Porto, no início de setembro o ministro das Infraestruturas disse, na semana passada, que “não há secretismo nenhum” e que as suas reuniões “são todas transparentes”. 

Publicidade

Fonte oficial do gabinete de Miguel Pinto Luz reconheceu, contudo, à agência de Lusa que na referida reunião de julho mantida com os autarcas da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria foram “debatidos vários cenários de desenvolvimento da Linha do Vouga, com objetivo de potenciar a sua ligação ao núcleo central da Área Metropolitana do Porto, bem co­mo servir toda a população daquela região com as melhores respostas de mobilidade”.

O gabinete acrescentou que “o ministro das Infraestruturas teve oportunidade de apresentar o ponto de situação das empreitadas realizadas, em curso e previstas em toda a extensão da Linha do Vouga”, mas, embora isso lhe tivesse sido solicitado, não indicou quais são essas intervenções. O mesmo gabinete conclui que a beneficiação da Linha do Vouga é um processo “que está em cur­so e terá continuidade, como previsto, no Plano Nacional de Investimentos 2030”.

Estudo ainda não concluído

O Governo está a estudar a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à Linha do Norte, admitiu o mi­nis­tro das Infraestruturas, que não quis adiantar mais detalhes a­pós se reunir com a Área Metropolitana do Porto (AMP) no dia 10 de setembro. 

“Estamos a estudar a possibi­lidade de ligar a Linha do Vou­ga à Linha do Norte. É o desejo dos autarcas e o Gover­no compr­ome­teu-se a ir ao encontro e a tentar encontrar soluções para ir concretizar esse anseio dos autarcas”, disse o governante aos jornalistas.

Porém, referiu que não há soluções fechadas nem detalhadas para essa ligação à Linha do Norte, mas assumiu que a “Linha do Vouga é uma prioridade” para o executivo do PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro, residente em Espinho, precisamente o concelho que deixou de ter um interface direto entre as linhas do Vouga e Norte.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS