Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024
Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte da Irmã Conceição

> Voto apresentado pelos deputados do PSD eleitos por Aveiro.

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelos deputados do PSD eleitos por Aveiro pela recente morte da irmã Maria da Conceição de Jesus Laranjeiro.

“Nascida em 1930 em Porto de Mós, Distrito de Leiria, foi na Vila de Cucujães, no Concelho de Oliveira de Azeméis, que durante mais de 40 anos se dedicou ao serviço dos pobres e dos mais frágeis. Como enfermeira, criou uma resposta de assistência na doença para os mais pobres, ainda antes da criação do Serviço Nacional de Saúde, prestando cuidados de saúde gratuitos a quem não tinha acesso a qualquer assistência”, lê-se no voto.

Publicidade

Assinala-se, depois, que a irmã Maria da Conceição de Jesus Laranjeiro foi fundadora do núcleo da Cruz Vermelha de Cucujães e das Conferências Vicentinas “que prestam assistência a centenas de famílias carenciadas”.

“Fundou em Portugal a associação juvenil Juventude Mariana Vicentina e criou grupos de formação para adultos e para os mais velhos. Mulher corajosa, alegre e determinada, transformou a sociedade de Oliveira de Azeméis através da sua ação humanitária, do seu carisma vicentino, do seu exemplo de determinação e empreendedorismo e do seu amor ao próximo”, salienta-se.

Neste voto, destaca-se, ainda, que, pela sua vida dedicada “aos cidadãos mais frágeis, aos mais pobres e aos jovens, em 2009 recebeu das mãos do Presidente da República Cavaco Silva o reconhecimento do Estado Português, instituindo-a comendadora da Ordem da Instrução Pública”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS