A edição deste ano da Procissão de Velas das festas em honra de Nossa Senhora de La Salette foi a mais concorrida dos últimos anos. Sem números oficiais, a organização acredita que participaram mais de 100 mil pessoas na peregrinação, ao lado de Nossa Senhora, entre o Santuário de La Salette e a Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis.
O percurso dista pouco mais de dois quilómetros, e este ano, para além das primeiras pessoas que participaram procissão terem chegado ao destino quando a santa ainda quase não tinha saído do parque, este ano houve momentos em que a procissão era composta por três filhas de pessoas, em vez das duas habituais.
Esta é a maior manifestação de fé da região, e uma das maiores do Norte do país. “Conheço muitas procissões, e nenhuma delas igual a esta. Também vou obtendo de profissionais que percorrem todas as festas do Norte do país, e todos eles ficam impactados com a quantidade de gente que participa na Procissão de Velas”, diz o presidente da Associação de Festas da La Salette, ao azeméis.net.
Todos os anos o responsável máximo pela organização das maiores festas do concelho participa nesta procissão. A sua ligação ao parque e às festividades vem da há décadas. A sua mãe tem um passado de trabalho em prol do Santuário, os seus avós fizeram parte da edificação do parque, e mais recentemente, devido a infortúnios familiares, agarrou-se à fé de Nossa Senhora de La Salette.
A energia da Procissão das Velas é transcendente para todos aqueles que nela participam. Cativa pessoas de todas as idades. O Padre José Manuel Lima refere que a Procissão das Velas tem uma vertente mais espiritual, com um sentido maior de devoção, em que os participantes expressam a sua fé com cânticos e rezas.
Esta é uma procissão que mais do que ser vista é para ser sentida, e é este caminho de fé, e de esperança, perante a figura de Nossa Senhora de La Salette que tem cativado mais pessoas.
A Procissão do Triunfo também costuma a juntar milhares de pessoas que se concentram nos passeios das ruas que fazem parte do trajeto do regresso de Nossa Senhora de La Salette ao Santuário (está agendado para o domingo, dia 11, pelas 18h00).