A única forma de o Bayern de Munique evitar uma época sem troféus pela primeira vez desde 2011/12 é vencendo a Liga dos Campeões da UEFA, e para isso eles têm que ultrapassar os velhos rivais do Real Madrid num confronto que promete ser um blockbuster de uma meia-final. Nunca houve um encontro jogado mais vezes na história da UCL/Taça dos Campeões Europeus do que estes dois clubes, com 24 dos seus 26 embates (Bayern: 11 vitórias, 3 empates, 12 derrotas) a ocorrerem nos playoffs!
Apesar da recente dominância do Bayern no futebol alemão, têm tido dificuldades contra o Madrid e não venceram nenhum dos últimos sete confrontos diretos (1 empate, 6 derrotas), numa série que inclui três derrotas seguidas em casa ao sofrer pelo menos dois golos. Em vez disso, procurarão inspiração no registo imbatível em jogos europeus em casa desde a derrota para o PSG em abril de 2021 (12 vitórias, 3 empates), culminando em três clean sheets consecutivos (2 vitórias, 1 empate).
O Real Madrid conseguiu deixar alguns jogadores estrela no banco na vitória por 1-0 sobre a Real Sociedad na sexta-feira à noite, pelo que o treinador Carlo Ancelotti regressa a um dos seus antigos clubes com menos preocupações de forma física e lesões do que o seu homólogo Thomas Tuchel. Com uma série invicta de dez jogos na UCL (8 vitórias, 2 empates) após a épica vitória nos penáltis sobre o Manchester City nos quartos-de-final, o Real é agora o favorito dos apostadores para vencer o torneio.
Isso não é surpreendente, dado que os líderes destacados da La Liga venceram cinco jogos consecutivos fora de casa na UCL, mas vale a pena notar que além do Man City, a única outra equipa a vencer os Blancos num jogo europeu fora de casa desde fevereiro de 2022 foi o RB Leipzig. No entanto, poderão ficar mais encorajados por essas três vitórias em Munique, e duas vitórias na Alemanha nesta temporada contra o Union Berlin (3-2) e o Leipzig (1-0).
Jogadores a observar: Harry Kane marcou três golos nos últimos três jogos do Bayern na UCL, duas vezes entre os 30 e os 40 minutos, mas Vinícius Júnior do Madrid poderá ameaçar ainda mais cedo, já que três dos seus últimos quatro golos chegaram antes do minuto 25.
Hot stat: Ancelotti ostenta um registo imbatível contra o Bayern enquanto treinador do AC Milan e do Madrid (6 vitórias, 2 empates), vencendo os últimos três desses confrontos “a zero”.