O programa comemorativo da comemoração do 223.º aniversário do concelho de Oliveira de Azeméis incluiu a inauguração da escultura “O Almocreve”, uma obra da autoria do artista oliveirense Albano Ruela.
A escultura foi inaugurada na Praça da Cidade e simboliza a origem etimológica da palavra Azeméis tendo sido reutilizados na sua execução resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Foram inúmeros os materiais usados pelo artista desde componentes automóveis, peças de computadores e de eletrodomésticos, fio telefónico, luminárias e ferragens diversas.
O conjunto escultórico revela-se aos olhos dos visitantes como uma obra de arte feita à base de materiais em final de ciclo de vida que adquirem uma dimensão artística. A escultura aborda, através da arte, as oportunidades de reutilização de equipamentos elétricos reintroduzindo os mesmos nas cadeias produtivas e promovendo a sensibilização ambiental.
Formado em artes plásticas, Albano Ruela simboliza, segundo Joaquim Jorge, “o talento instalado no concelho”. Além da escultura, o artista desenvolve a sua criatividade nas áreas da pintura, arte digital, ilustração e cinema experimental possuindo obras expostas em Portugal e no estrangeiro.
________
Quem é Albano Ruela.
Nascido em 1968, artista com mais de 25 anos de experiência, formado em artes plásticas, contra com várias obras expostas a nível nacional e internacional.
Uma resposta
Os almocreves andavam de terra em terra, comprando e vendendo, usando azêmolas como meio de transporte. Transporte para as mercadorias não para os donos. Um homem cavalgando um burro não representa o almocreve.