Os professores Alexandra Esteves e Mário Matos, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, entre os dias 26 e 29 de outubro, deslocaram-se à cidade de Atenas na Grécia, para iniciarem o Projeto Aquamaris, aprovado em 2020, mas adiado devido à situação pandémica na Europa.
Este é um projeto no âmbito da Biologia que pretende investigar a importância da fauna e da flora na sustentabilidade das regiões costeiras dos países envolvidos (Portugal, Grécia, Alemanha, Letónia, Itália e Espanha).
Estratégias de sustentabilidade nas áreas do turismo, da pesca e da navegação complementam a vertente biológica.
Estarão envolvidos no projeto, por escola, entre 20 a 25 alunos de Biologia, e, como preconiza o projeto internacional, uma parte das atividades experimentais irá ser desenvolvida nas aulas de Biologia e Geologia e Biologia dos professores envolvidos no projeto,
Serão trabalhadas competências transversais (interculturais e linguísticas, pensamento crítico, competências digitais e literacia mediática) e no âmbito da Educação para a Cidadania.
Neste encontro na Grécia estiveram presentes representantes de todas as delegações que irão integrar o projeto, onde foram debatidos, para além de muitos outros assuntos, a calendarização das mobilidades em cada país e os temas aglutinadores em cada uma delas. “Foram dois dias de intenso e produtivo trabalho”, refere a instituição escolar, cabendo à Escola Ferreira de Castro organizar a primeira mobilidade com alunos, já no próximo mês de fevereiro.