O projeto da obra do novo Centro Interpretativo Ferreira de Castro é da autoria do arquiteto oliveirense Rui Lopo e é agora apresentado pelo presidente da Junta de Freguesia de Ossela aos leitores do Azeméis.Net. José Santos refere que a candidatura do projeto incluído no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) já teve a aprovação por parte da ADRITEM. A obra orçada em quase 200 mil euros terá a comparticipação de 80 por cento a fundo perdidos. Os restantes serão suportados pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. “A candidatura foi feita pela Junta de Freguesia de Ossela e contamos com a ajuda da autarquia para investir nesta obra. A Câmara Municipal tem sido parceiro deste projeto desde o início. Cedeu o terreno onde será construído o Centro Interpretativo do Vidro. Só assim é que a candidatura pode avançar”, explica o autarca.
Com o termo de aceitação assinado, a obra será lançada a curso muito em breve, e o presidente da Junta de Freguesia de Ossela aponta o ano de 2023 como prazo de conclusão desta obra que “vai engradecer Ossela e Ferreira de Castro”, reforçando a freguesia como um importante ponto turístico do concelho.
A Casa-Museu Ferreira de Castro não sofrerá qualquer tipo de recuperação. Da obra consta a construção de dois novos blocos na parte de trás do edifício. Um dos blocos terá ligação direta à Casa-Museu. Das novas valências que o Centro Interpretativo Ferreira de Castro José Santos destaca o espaço para a exposição permanente sobre Ferreira de Castro e um espaço que servirá de bar e cafetaria.
Veja as imagens que se seguem e fique já com uma ideia sobre como será o Centro Interpretativo Ferreira de Castro: