Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Terça-feira, 4 de Outubro de 2022
Publicidade

Unidades de Saúde de Oliveira de Azeméis já têm sistema “call back” para garantir resposta a todos os utentes

Fique a conhecer a lista de contactos de cada Unidade Saúde do ACeS Aveiro Norte que vão garantir as chamadas de retornos a todos os utentes.
Publicidade

Desde o início do mês de abril que o ACeS Aveiro Norte implementou o sistema ‘call back’, que permite devolver chamadas não atendidas em todas as Unidades de Saúde deste agrupamento.

Publicidade

Com esta ferramenta, explica Miguel Portela, “a chamada é devolvida ao utente, após um atendimento automático, e esta resposta permite que os secretários clínicos das unidades de saúde se consigam organizar e devolver as chamadas aos seus utentes”

Desta forma, continua o diretor do ACeS Aveiro Norte, “conseguimos saber a totalidade dos pedidos dos utentes e será feita a chamada de retorno para o número indicado na resposta ao atendimento automático”. 

O atendimento inicial é feito por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como: marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação receitas, entre outros. 

Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa – ordenada pela hora da chamada e pelo motivo. 

As equipas estarão organizadas de forma a responder, tão breve quanto possível, às chamadas que são efetuadas para as unidades de saúde. 

Assim, ao contactar a Unidade de Saúde, a chamada será direcionada para um atendedor de chamadas: o utente faz a chamada para a Unidade de Saúde; o módulo Menu recebe a chamada e fornece instruções claras ao utente; o utente decide o reencaminhamento da chamada por meio das teclas do telefone 

Quais são as vantagens para o utente:  

  • Redução do tempo de espera dos utentes ao telefone, com a garantia de que a sua chamada será devolvida com brevidade. 
  • Em vez de um tom de ocupado ou de uma espera longa, o cliente recebe uma resposta interativa informando-o de quando será chamado. 
  • Se a hora indicada não for adequada, é possível escolher uma outra hora posterior. 
  • O sistema solicita ao utente que originou a chamada, que introduza o seu número de contacto. Também é possível deixar uma mensagem com o número de contacto 

Os números que ficarão ligados ao sistema Call Back são os que constam da seguinte grelha: 

Unidade Funcional Telefone 
USF Salvador Machado 256664075 
USF La Salette 256664085 
USF Entre Margens – Pinheiro da Bemposta 256999339 
USF Aliança – Vila de Cucujães 256891666 
USF Nordeste – Cesar 256851584 
Unidade de saúde Carregosa 256412197 
Unidade de saúde Nogueira do Cravo 256866151 
Unidade de saúde S. Roque 256871400 
UCSP Sul
Loureiro 
256692409 
Unidade de saúde de Ossela 256482013 
USF S. João 256816008 
USF Vale Vouga 256816007 
USF Calâmbriga 256423665 
USF Vale de Cambra 256423666 
Unidade de Saúde de  Macieira de Cambra 256462739 
Unidade de Saúde de Arões 256403050 

Miguel Portela reforça a ideia de que o “número a utilizar deverá ser, única e exclusivamente, o que se refere à unidade de cada utente”. E conclui: “Qualquer outro número de telefone que possa ser utilizado não dará seguimento ao pedido dos utentes. Os números gerais do ACeS não conseguem encaminhar chamadas para as unidades de saúde pelo que não deverá ser feito recurso a esses números”.  

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS