Apenas dois dias depois de ter derrotado o SL Benfica no jogo em atraso referente à 1.ª jornada da Liga Betclica, que terminou 73-74 após um grande triplo de Wes Washpun, a UD Oliveirense voltou a vencer os campeões nacionais em título, na 1.ª jornada da Taça Hugo dos Santos, e desta vez vez por uma margem mais dilatada, de sete pontos, por 71-78.
Wes Washpum voltou a ter um papel preponderante num jogo que voltou a ser muito equilibrado (24-21, 14-18, 13-20, 20-19). Foi das mãos deles que saiu o triplo a poucos segundos do final do jogo que colocou a equipa de Oliveira de Azeméis a uma vantagem confortável de cinco pontos.
Com duas vitórias seguidas sobre o SL Benfica, de Norberto Alves e José Barbosa, a equipa orientada por João Figueiredo, que se apresenta completamente reformulada esta época, deixa um sinal claro à navegação: caso não haja grandes problemas, leia-se lesões, e o plantel não for tão curto como está atualmente, esta UD Oliveirense deixa um sinal sério que poderá vencer a qualquer equipa da Betclic.
Uma resposta
Oxalá assim seja e que os prognósticos se concretizem. Porém, na minha ótica, vai ser difícil o Oliveirense conseguir uma equipa capaz de igualar, em termos exibicionais, aquela outra, então orientada por Norberto Alves e sua equipa técnica, e da qual faziam parte José Barbosa e outros bons atletas americanos, e que a levaram a conquistar dois campeonatos e outros títulos nacionais para o clube! Já sabemos que, para formar uma equipa profissional de basquetebol, mesmo em Portugal, capaz de lutar pela conquista de títulos nacionais, exige muita disponibilidade financeira do clube, só é possivel ambicionar com a ajuda de bons e grandes beneméritos, apoiados por muitos “carolas” que respiram basquetebol noite e dia. Porém, para terminar como comecei, apenas me resta acrescentar que pode voltar a ser possível formar uma nova equipa como aquela supracitada, pois a esperança é a ultima coisa a perder. De tal modo que “vale sempre a pena quando a alma não é pequena”.