Quarta-feira, 1 de Maio de 2024
Quarta-feira, 1 de Maio de 2024

Setor dos Moldes procura fórmula para ultrapassar período crítico no setor

> Miguel Frasquilho será o protagonista do Jantar Conferência, em Oliveira de Azeméis, para falar sobre internacionalização. No Centro de Negócios da Área Empresarial de Ul-Loureiro serão abordadas estratégias de retenção de talento.

A Semana de Moldes 2023 decorrerá entre os dias 20 a 24 de novembro nos concelhos de Marinha Grande e Oliveira de Azeméis. O evento deste ano será dedicado à “Sustentabilidade”. João Faustino, presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, diz que o setor terá de encontrar e debater soluções para enfrentar e ultrapassar o período crítico. 

“Desde a Guerra na Ucrânia que a crise no setor dos moldes tem vindo a piorar. Há uma diminuição de construção de modelos em todo o setor automóvel.  A inflação afeta a vida de todos. Além disso, vemos que os consumidores já não têm a mesma disposição para aguentar as taxas de juro aplicadas. Há uma retração total no crédito ao consumo”, constata João Faustino, em declarações ao azeméis.net.

Publicidade

Com esta realidade, os profissionais da área dos moldes “são obrigados a encontrar soluções para fazer mais e melhor em menos tempo”. Isto só será possível, diz João Faustino, através da “sustentabilidade, inovação e otimização”.

O debate de ideias dos profissionais dos moldes irá, assim, centrar-se sobretudo na discussão de como colocar as máquinas a trabalhar mais horas, com menos custos, para tornar o negócio sustentável.

Miguel Frasquilho em Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis será o epicentro da Semana dos Moldes nos dias 21 de novembro e 22 de novembro, com a realização do Jantar Conferência, no Hotel Dighton, subordinado ao tema “Inovação e Talento para a internacionalização”, com Miguel Frasquilho, e com a Conferência “Talentum Days” a realizar-se Centro de Negócios da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro.

João Faustino justifica do antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, no governo de Durão Barroso, pela experiência internacional comprovada, nomeadamente durante os tempos em que foi chairman da TAP.

“Poderão perguntar se não há pessoas no setor dos moldes a falar sobre internacionalização, claro que há”, diz o presidente da CEFAMOL. “Mas muitas vezes pessoas de fora do setor são mais ouvidas do que as pessoas que estão dentro do setor”, justifica João Faustino ao azeméis.net. “Não quer dizer que ele o faça, mas esperamos que Miguel Frasquilho possa transmitir as suas experiências de internacionalização durante o tempo que esteve na TAP”, observa.   

A Conferência “Talentum Days”, no dia 22 de novembro, permitirá analisar e debater temas relacionados com a organização, competências e tecnologias integradas no setor.

“Há cada vez mais jovens a serem atraídos para o estrangeiro, e nós temos de arranjar uma solução para reter esse talento. Por outro lado, há pessoas que estão perto da reforma. Deve ser acautelado a passagem de conhecimento das pessoas mais velhas aos mais novos que estão a entrar nesta área. Os moldes feitos hoje em dia são bastante diferentes daqueles que eram feitos no passado, mas há processos que se mantêm, que não foram alterados, e corre-se o risco de perder esses processos caso não haja passagem dos mais velhos para os mais novos”, considera o presidente da CEFAMOL. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS