A Câmara e a Junta de Freguesia de São João da Madeira vão quinta-feira oferecer 100 livros de autores lusófonos sorteados entre adultos residentes nesse concelho e a sócios menores de idade da Biblioteca Municipal.
Repetindo-se desde 2021 nesse território do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, o projeto “100 Livros, 100 Despertares” nasceu da iniciativa do presidente da autarquia local, Jorge Vultos Sequeira, que explicou que o seu objetivo era então assinalar o 60.º aniversario de Biblioteca Municipal Renato Araújo com uma ação que promovesse hábitos de leitura na comunidade.
Como a medida foi “muito bem acolhida”, passou a ter caráter anual e a adotar um tema específico em cada edição, de forma a “incentivar o acesso ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação”.
Em 2022, por exemplo, a temática comum aos 100 livros oferecidos foi o Desenvolvimento Sustentável, com o que Câmara e Junta pretendiam “despertar o interesse do cidadão pela importância do seu contributo ativo para a construção de um mundo melhor para as atuais e futuras gerações”.
Este ano, por sua vez, a seleção literária do sorteio foca-se na divulgação de autores de países lusófonos e pretende estimular o que o autarca socialista considera “uma reflexão crítica e informada sobre o mundo e a atualidade”, em especial no que se refere “à diversidade cultural e à importância da inclusão e integração de imigrantes”.
Jorge Vultos Sequeira acredita que a tolerância e a aceitação só se conseguem “se as pessoas conhecerem realmente outros contextos de vida” e defende que, “quando se está longe dessas realidades, são os livros que melhor permitem descobrir e apreender as genuínas experiências desses povos”.
Da lista de 100 livros a oferecer esta quinta-feira vão assim constar escritores consagrados e emergentes como Mia Couto e Paulina Chiziane (de Moçambique), José Eduardo Agualusa e Ondjaki (de Angola), Odete Semedo e Tony Tcheka (da Guiné-Bissau), Vera Duarte e Germano Almeida (de Cabo Verde), Lygia Fagundes Telles (do Brasil), Luís Cardoso (de Timor-Leste) e Olinda Beja (de São Tomé e Príncipe).
A entrega dos livros sorteados no âmbito da iniciativa “100 Livros, 100 Despertares” realiza-se esta sexta-feira, dia 9 de novembro, 18h30 na Biblioteca Municipal de São João da Madeira e prevê dois momentos: um para maiores de 18 anos, que distribuirá as obras sorteadas entre os nomes que constam da lista de eleitores recenseados no concelho; e outro para jovens com 17 anos ou menos, que oferecerá os livros sorteados a partir da lista de leitores ativos inscritos na Biblioteca Municipal Renato Araújo.
A aquisição das 100 obras foi suportada por Câmara e Junta de Freguesia, envolvendo apenas livros novos, numa despesa global na ordem dos 1.400 euros. “É dinheiro muito bem gasto”, garante Jorge Vultos Sequeira.